09 de Abril de 2024 - 17h:06

Tamanho do texto A - A+

Outra recuperação judicial abala fundo imobiliário; FII faz desdobramento de cotas

Índice de fundos imobiliários exibe volatilidade e fecha praticamente estável após mais um recorde; HCTR11 derrete

Por: MoneyTimes

Após exibir forte volatilidade, o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 fechou o pregão desta segunda-feira (08) praticamente estável, mas com mais uma marca histórica.

 

Com isso, o Ifix encerrou com ligeira queda de 0,01% (após ajustes), aos 3.421 pontos, depois de renovar mais um recorde no movimento intradiário ao alcançar os 3.424 pontos.

 

Entre os mais de 100 FIIs listados, o Habitat II (HABT11) exibiu a maior alta, de 1,78%, engatando três dias seguidos de ganhos.

 

Em contrapartida, o Hectare CE (HCTR11) derreteu 4,79%, chegando a cair mais de 10% ao longo do pregão, com investidores digerindo a redução do valor em mais de 17% do dividendo a ser pago este mês, como também um movimento de correção após o salto de 21,5% em março.

 

Além disso, o plano de recuperação judicial da empresa Gramado Parks (GPK) foi aceito hoje pelos credores, durante assembleia geral. Agora, o processo será encaminhado para homologação na Vara Regional Empresarial da Comarca de Caxias do Sul (RS).

 

O HCTR11 é exposto a Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Gramado Parks que, em 2023, em meio a atrasos de pagamento, provocou uma grande crise do FII e de outros do segmento de recebíveis.

 

Quais são as melhores recomendações de investimento para abril das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente.

 

Fundo imobiliário de shopping faz desdobramento de cotas
O fundo imobiliário Capitânia Shoppings (CPSH11) fará desdobramento de cotas na proporção 1 para 10.

 

Desta forma, cada cota do FII passará a ser representada por dez novas cotas, da mesma espécie e classe. Após a operação, para cada cota existente serão atribuídas ao investidor titular nove cotas novas.

 

Em comunicado, o fundo de shopping diz que a operação será realizada após o fim do pregão de quarta-feira (10). Sendo assim, as cotas estarão desdobradas a partir do dia 11.

 

Até sexta-feira (05), o CPSH11 tinha 6,3 milhões de cotas em circulação. Após o desdobramento, serão mais de 63,8 milhões de cotas.

 

As cotas decorrentes do desdobramento serão creditadas aos cotistas em 15 de abril.

 

Imagem: Freepik

VOLTAR IMPRIMIR