18 de Outubro de 2018 - 14h:03

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em queda com Petrobras, Vale e exterior desfavorável

No dia anterior, o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,05%, 85.763 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa brasileira, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (18), afetado pelo cenário externo menos favorável, com as bolsas nos EUA recuando e o petróleo em queda, enquanto agentes financeiros aguardam nova pesquisa eleitoral no final do dia, segundo a Reuters.

 

Às 14h41, o Ibovespa caía 1,75%, a 84.261 pontos.

 

Os destaques de queda eram das ações da Petrobras e Vale, que recuavam acima de 2% e 3% respectivamente. Na outra ponta, Smiles liderava as altas, com valorização perto de 5%.

 

Em Wall Street, os negócios ainda eram afetados pela sinalização na véspera pelo banco central norte-americano de continuidade do aperto monetário naquele país, além de alguns resultados setoriais piores do que o esperado. O S&P 500 cedia 0,5%.

 

A pauta doméstica não prevê divulgações relevantes durante o pregão, com pesquisa Datafolha sobre o cenário para o segundo turno da disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) prevista apenas para o começo da noite.

 

Destaques
As ações da Petrobras caíam mais de 1%, tendo de pano de fundo nova queda nos preços do petróleo no mercado internacional, mas ainda contabiliza uma alta de mais de 20% em outubro. A petrolífera de controle estatal anunciou nesta quinta-feira o início de fase vinculante da cessão da totalidade de direitos de exploração, desenvolvimento e produção no Polo Ceará, localizado em águas rasas na Bacia do Ceará.

 

As ações da Vale tinham desvalorização de mais de 2%, em linha com outras mineradoras no exterior, ampliando a perda acumulada no mês, apesar da visão positiva de analistas de modo geral para a companhia brasileira. No ano, as ações da Vale ainda sobem cerca de 50%. O Senado aprovou na quarta-feira indicações a três diretorias da Agência Nacional de Mineração (ANM).

 

A Eletrobras caía mais de 2%, repetindo a desvalorização dia anterior, quando fechou em queda de mais de 5%, reagindo à decisão do Senado de rejeitar na terça-feira o projeto de lei que ajudaria na privatização de distribuidoras da elétrica, especialmente a unidade do Amazonas, cujo leilão está previsto para 25 de outubro.

 

Itaú Unibanco era um dos maiores pesos negativos, em meio a ajustes, conforme acumula no mês alta de mais de 10%. Os outros bancos Bradesco, Santander Brasil e Banco do Brasil também tinham queda.

 

No dia anterior, o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,05%, 85.763 pontos, com as ações da B2W, da Marfrig e da Gol entre os principais destaques de alta.

VOLTAR IMPRIMIR