29 de Junho de 2010 - 15h:38

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Livro discute importância da educação empreendedora

Especialistas defendem em publicação do Sebrae e Editora Campus/Elsevier o potencial do ensino sobre empreendedorismo como transformador da sociedade

Por: Mariana Flores - Agência Sebrae de Notícias

A ideia de que a cultura empreendedora é um dom que passa de pai para filho é desmistificada no livro Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. As técnicas de empreendedorismo podem ser aprendidas e desenvolvidas com a prática do dia a dia, segundo defendem os 13 especialistas que assinam os artigos que compõem a obra, coordenada pela professora Rose Mary Almeida Lopes, da Universidade de São Paulo (USP).

A publicação, editada pelo Sebrae em parceria com a Editora Campus/Elsevier, pode ser encontrada nas unidades estaduais da instituição de apoio às micro e pequenas empresas e em livrarias de todo o país. O público-alvo são os empreendedores, os profissionais de educação e de capacitação corporativa e os gestores públicos.

Com técnicas de jogos e de dinâmicas, o texto explora o conceito de que empreendedorismo se aprende, pois não é uma característica nata. A originalidade da obra está na demonstração de que isso é possível a partir da formação de uma cultura empreendedora, que deve ser desenvolvida de forma integrada e contínua desde a educação fundamental até a universidade.

"Não existe mais aquela ideia antiga de que o empreendedorismo é uma característica nata. Não é uma questão genética; se aprende pela educação e pela prática. A capacitação deve ser ensinada desde o início da vida escolar", afirma o analista técnico do Sebrae José de Moraes Falcão, coordenador do projeto Parcerias com Editoras, desenvolvido com o objetivo de disseminar a cultura do empreendedorismo por meio de publicações. A visão do Sebrae é que a aproximação com a academia é necessária para desenvolver o potencial empreendedor dos alunos, desde o início da vida escolar. 

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