11 de Junho de 2010 - 15h:45

Tamanho do texto A - A+

Real é cada vez mais visto como reserva de valor, diz Meirelles

Por: Francine De Lorenzo - Valor

Um dos reflexos da estabilidade econômica no Brasil, na avaliação do presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, é o aumento da relevância do real perante a comunidade internacional . "O real cada vez mais é usado como reserva de valor", disse Meirelles durante evento realizado em São Paulo nesta sexta-feira.

O presidente do BC destacou que, frequentemente, se vê em casas de câmbio de todo o mundo cotações da moeda brasileira. "Já estive em free shops em outros países que estão preparados para fazer emissão de faturas em reais", exemplificou.

Comentando os pontos essenciais para a consolidação da estabilidade econômica e manutenção do crescimento do país, Meirelles enfatizou a importância do sistema de metas de inflação.

O presidente do BC explicou que ele reduz as incertezas e, consequentemente, proporciona aumento de investimentos, além de preservar o poder de compra da população. "Para que os prêmios de risco caiam, é importante ter maior previsibilidade", disse.

De acordo com Meirelles, quanto mais o país conseguir manter a confiança da população numa inflação baixa, menor será a necessidade de indexação de preços.

Além disso, o dirigente da autoridade monetária destacou a necessidade de aumento da taxa de poupança no Brasil. Segundo ele, estudos mostram que o crescimento da renda per capita por si só já gera expansão da poupança interna. "Na medida em que uma parcela maior da população começa a sair da faixa de subsistência, cresce a propensão a poupar", afirmou.

VOLTAR IMPRIMIR