05 de Janeiro de 2010 - 12h:32

Tamanho do texto A - A+

Crédito às empresas tende normalização em 2010, diz Serasa

Por: Serasa

A Perspectiva do Crédito às Empresas medido pela Serasa Experian ficou estável em novembro do ano passado, no patamar de 99,3, mesmo registrado um mês antes, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira.
 
A manutenção deste indicador perto do nível 100 aponta que o processo de normalização do ritmo de concessões reais de crédito às empresas (concessões nominais mensais deflacionadas pelo IPCA), recentemente iniciado, prosseguirá durante praticamente todo o primeiro semestre de 2010. Atualmente o volume mensal de concessões reais (linha verde do gráfico abaixo) está em torno de 4% abaixo do normal.
De acordo com os técnicos da Serasa, o bom momento pelo qual vem passando a economia brasileira, com crescimento anualizado na margem, superior a 6% ao ano, favorecendo a geração de caixa das empresas e a própria trajetória de declínio gradual dos índices de inadimplência das pessoas jurídicas no País, tem contribuído para a consolidação do processo de normalização do crédito bancário às empresas.
Adicionalmente, a melhora paulatina do quadro internacional, inclusive favorecendo a retomada dos IPOs no país bem como a reabertura do mercado internacional às captações externas, também figura como elemento chave para a melhora das condições de oferta de crédito às empresas brasileiras.
VOLTAR IMPRIMIR