29 de Setembro de 2009 - 12h:09

Tamanho do texto A - A+

Sem quórum, assembleia do Independência é cancelada

Ontem, maior representatividade veio dos pecuaristas. Nova chamada no dia 5

Por: Diário de Cuiabá

A assembleia geral dos credores do frigorífico Independência S/A e Nova Carne Indústria Alimentícia Ltda. marcada para ontem, em Cajamar (SP), foi cancelada por falta de quórum. Depois de mais de duas horas de atraso para instalação da assembleia, o administrador judicial Fernando Shaud comunicou que a presença de 50% dos credores de cada uma das classes não foi atingido.

Estiveram no ginásio de esportes da cidade apenas 17,18% dos credores da classe I (trabalhista), 45,06% da classe II (garantia real e bancos) e 87,87% da classe III (pecuaristas).

“Mesmo com o cancelamento tivemos um dia histórico para a pecuária não só a mato-grossense, mas brasileira, pois quase 90% dos pecuaristas vieram para Cajamar, ou, se fizeram presentes por meio de representantes legais. Isso demonstra que o setor está unido e que vai continuar brigando por seus direitos”, avalia o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari.

Ele acrescentou que não entende como um trabalhador que ganha um salário mínimo não corre atrás de seus direitos e apenas 17% dos que têm a receber do Independência compareceram à assembleia e o pecuarista que está com sua vida comprometida, viajou para São Paulo. “Acho que os trabalhadores se sentem confortáveis, pois são os primeiros da lista a receber. No dia 5 de outubro, data da próxima assembleia, a Acrimat e os pecuaristas estarão aqui novamente e em número ainda maior”, disse Vacari.

O presidente da Comissão dos Credores dos Frigoríficos em Recuperação Judicial de Mato Grosso, Marcos da Rosa, afirma que o pecuarista e as entidades representativas mostraram união, “o que fortalece ainda mais nossa proposta de continuar exigindo o pagamento de 100% dos nossos créditos. Não aceitamos outra proposta, pois não é justo nós pagarmos a conta dos frigoríficos”.

A Acrimat está em Cajamar acompanhando todo processo com o superintendente, dois advogados e a assessoria de imprensa.

ALERTA - O assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia, frisa que “o verdadeiro prejudicado esteve presente à assembleia, que é o pecuarista, e ele deve abrir bem os olhos porque a próxima assembleia é mais perigosa, pois a votação vai acontecer com quórum simples, isto é, com qualquer número de credores”.

ESTRATÉGIAS - Logo após o cancelamento, a Acrimat e a Comissão de Credores se reuniram com os pecuaristas para traçar estratégias sobre a nova assembleia. A confiança de se chegar a um acordo cresceu, pois demonstramos que somos fortes, unidos e sem o pecuarista os frigoríficos não continuam no mercado. Afinal, o boi é o único item imprescindível para este segmento funcionar”, observa Vacari.

VOLTAR IMPRIMIR