10 de Julho de 2009 - 12h:18

Tamanho do texto A - A+

Começa uma nova era para a GM, afirma executivo-chefe

Por: Valor Online

A General Motors (GM) saiu do Capítulo 11, da Lei de Falências dos Estados Unidos, nesta sexta-feira. A montadora, agora, é uma companhia mais focada e enxuta, depois de 40 dias em processo de recuperação judicial.

Em coletiva de imprensa, o executivo-chefe da GM, Frederick " Fritz " Henderson anunciou o surgimento da "nova GM", comprometida com uma ação rápida e um foco renovado nos consumidores.

Originada das operações mais fortes da antiga empresa em uma venda de ativos aprovada por um tribunal de falências no dia 5 deste mês, a nova companhia tem quatro marcas nos Estados Unidos e uma estrutura de custo mais competitiva, além de um balanço mais claro e uma posição de liquidez mais sólida, revelou a GM em comunicado.

"Hoje começa uma nova era para a General Motors e todos aqueles associados com a empresa", salientou Henderson.

O governo federal vai ter mais de 60% da nova GM, que contará ainda com participação do governo do Canadá, de um fundo do sindicato United Auto Workers (UAW) e grupo de credores.

A nova GM será bem menor, com marcas como Saturn, Hummer, Opel e Pontiac em processo de venda ou fechadas. A rede de vendas também será mais enxuta, com várias concessionárias eliminadas durante a reorganização.

Quando a GM pediu proteção contra credores, em junho, o presidente americano Barack Obama prometeu que a reestruturação da empresa seria rápida e controlada. Naquela ocasião, a expectativa era de que a recuperação judicial levasse até 90 dias.

VOLTAR IMPRIMIR