15 de Outubro de 2008 - 12h:17

Tamanho do texto A - A+

Na contramão do mercado, serviço on-line cresce

Por: Valor Econômico

Diferentemente das videolocadoras convencionais, o segmento de locadoras virtuais vem se mostrando uma opção atraente de negócio. Três grandes empresas nacionais - NetMovies, 100% Vídeo e Blockbuster - estão apostando nesse nicho. 

A NetMoveis, cujo principal acionista é a Ideiasnet, que controla empresas de internet, prevê encerrar o ano com 5 milhões de locações. Trata-se de um salto expressivo quando comparado às 500 mil locações feitas no ano passado e às 100 mil em 2006, primeiro ano de atividades da NetMoveis. 

Os atrativos da NetMoveis são o preço e o prazo indeterminado para devolução dos filmes. A empresa oferece assinaturas mensais que variam de R$ 28, com direito a 22 locações, a R$ 89 com possibilidade de alugar até 110 DVDs. "Conseguimos oferecer preços baixos porque negociamos grandes volumes com as distribuidoras e, principalmente, porque não temos custos com lojas e contamos com um avançado sistema de logística de entrega", explica Daniel Topel, CEO e fundador da NetMovies. 

As locações são feitas pela internet ou celular e os títulos são entregues por um motoboy no dia seguinte à data do pedido. A empresa atende em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e outras cidades. "Temos várias bases de operação para conseguir distribuir os filmes a tempo", diz Tope, que pretende lançar nos próximos meses um serviço de download dos filmes pela web ou celular. 

A NetMovies foi inspirada na americana NetFlix, maior rede de locadoras virtuais do mundo, com mais de 9 milhões de usuários e 100 mil títulos de DVDs. Já a brasileira tem um acervo com 12,5 mil títulos. A 100% Vídeo, uma das maiores redes do país em número de lojas físicas, possui um 9 mil títulos de DVDs. E se o preço da NetMovies parece convidativo, diante do valor de uma locação em lojas convencionais, o da assinatura mensal da NetFlix surpreende: US$ 4,99. 

De olho nesse segmento, a 100% Vídeo tem um projeto, ainda guardado a sete chaves, de fazer locações por meio da internet, que deve ser colocado no mercado nos próximos meses. 

A Blockbuster também apostanesse nicho. No ano passado, a rede, de 127 lojas, foi adquirida pela Americanas. A locação de filmes perdeu espaço nas lojas físicas - passou a ser apenas um dos serviços da Americanas Express -, mas ganhou um endereço virtual, a Blockbuster Online.

VOLTAR IMPRIMIR