18 de Janeiro de 2007 - 14h:40

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Consumidores começam a receber os novos planos de telefonia

Empresas se preparam para dar explicações sobre a mudança na conta de telefone. Cobrança por minutos passa a valer a partir de agosto.

Por: Portal G1

As operadoras de telefonia fixa estão preparando um grande plano de comunicação para explicar a mudança na conta de telefone. A partir de agosto, a cobrança passará a ser feita por minuto - e não mais por pulso.

Já a partir do mês que vem, os consumidores receberão em casa comunicados explicando os novos planos de assinatura. "Todas as centrais de atendimento das operadoras estão prontas para responder às dúvidas dos consumidores a partir de março", diz Antonio Pauletti, presidente da Associação das Empresas de Telefoni Fixa (Abrafix). Segundo ele, o número de atendentes deve aumentar em cerca de 10% por causa da mudança.

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De acordo com a Abrafix, o consumidor tem até o dia 31 de julho para aderir a algum plano oferecido pela sua operadora. As operadoras são obrigadas a oferecer dois planos básicos. O primeiro deles oferece 200 minutos por mês e é recomendado para aqueles usuários que falam menos de três minutos por ligação. O outro, mais recomendado para quem fala por mais tempo ou usa internet discada, tem uma franquia de 400 minutos por mês, mas o minuto custa mais caro. É importante lembrar que em ambos o preço da assinatura básica - que custa, em média, R$ 40 - não mudará.

Quem não fizer uma opção, será automaticamente incluído no plano básico de 200 minutos.

Além dos planos obrigatórios, as empresas criaram planos alternativos para seus clientes. "cabe ao consumidor escolher o que é mais vantajoso para seu perfil, assim como já acontece quando escolhemos um plano de telefonia celular", diz Pauletti. Segundo ele, cerca de 4 milhões de consumidores são cobrados por minutos, por iniciativa das próprias operadoras, que oferecem já há algum tempo planos alternativos - com vantagens como descontos e ligações gratuitas.

A mudança de pulso para minuto é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, preocupada com a falta de transparência das atuais contas de telefone, exigiu das operadoras que adotassem a minutagem nas ligações locais, feitas de um telefone fixo para outro telefone fixo. Esse tipo de cobrança já é usado em ligações interurbanas e celulares. Assim como acontece nas contas de celulares, por exemplo, as ligações locais poderão ser detalhadas - quanto tempo duram e para quem foram feitas.

Cronograma da mudança

Fevereiro: empresas começam a enviar para a casa dos consumidores explicações sobre os novos planos de minutos.

Março: começa a circular em jornais, rádios e Tvs uma campanha explicativa da mudança de pulso para minuto. Começa a migração para cobrança de minutos, que será feita gradualmente até o final de julho. A partir deste mês, as centrais de atendimento preparadas para responder às dúvidas dos consumidores.

De março a julho: empresas enviarão três contas de telefone sucessivas com simulações da cobrança por minutos.

Julho: no último dia do mês acaba o prazo para o usuário escolher um plano. Quem não optar, será automaticamente incluído no plano básico de 200 minutos.
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