13 de Fevereiro de 2019 - 13h:42

Tamanho do texto A - A+

Viracopos é eleito por passageiros melhor aeroporto do país em 2018, diz pesquisa da Aviação Civil

Aeroporto ficou em 1º lugar em três das quatro avaliações feitas por secretaria sobre satisfação durante o ano passado. Terminal em Campinas (SP) conquista prêmio anual pela primeira vez.

Por: G1

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito melhor aeroporto do país em 2018, segundo pesquisa de satisfação da Secretaria de Aviação Civil (SAC). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF), e o terminal recebeu o prêmio anual pela primeira vez após alcançar o topo do ranking em três das quatro avaliações trimestrais respondidas por passageiros.

 

Durante a cerimônia no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), nesta manhã, o Ministério da Infraestrutura anunciou resultados do quarto quadrimestre de 2018 - um dos períodos em que o terminal, em recuperação judicial, foi o mais bem avaliado. O prêmio foi entregue pelo secretário-executivo da pasta, Marcelo Sampaio.

 

Neste intervalo, Viracopos recebeu nota 4,8 em escala que vai de 1 a 5, enquanto a geral foi 4,31. Foram entrevistados 19,8 mil passageiros em 20 terminais que concentram 87% do fluxo no país.

 

Já a média obtida pelo aeroporto ao longo dos 12 meses chegou a 4,71. O prêmio está na quinta edição e ao longo do ano a secretaria ouviu 81 mil usuários nos principais aeroportos brasileiros.

 

Uma série de itens é avaliada pelos usuários dentro das seguintes categorias: infraestrutura, facilidades ao passageiros, companhias aéreas, órgãos públicos e transporte público.

 

Estatísticas e futuro

 

Desde 2013, quando a gestão do terminal passou para a iniciativa privada, Viracopos alcançou o primeiro lugar em dez pesquisas. Em janeiro, o presidente da concessionária responsável pelo aeroporto, Gustavo Müssnich, afirmou ao G1 que investidores estudam oferecer aos acionistas e credores propostas para comprar a concessão, o que acabaria com a dívida de R$ 2,88 bilhões.

 

A assembleia de credores estava prevista para este mês, mas foi adiada para maio.

 

Viracopos foi o mais bem avaliado:

 

3º e 4º trimestres de 2013
4º trimestre de 2014
1º trimestre de 2015
1º trimestre de 2016
2º e 3º trimestres de 2017
1º, 3º e 4º trimestres de 2018

 

Recuperação judicial

 

O aeroporto enfrenta uma crise financeira que se agravou a partir de 2017. Em julho do ano passado, tornou-se o primeiro aeroporto do Brasil a pedir recuperação judicial.

 

No dia 25 de janeiro, o Ministério da Infraestrutura publicou o edital de chamamento para que empresas manifestem interesse e façam estudos de viabilidade para a nova licitação do Aeroporto de Viracopos. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é uma "preparação", caso o terminal não encontre uma solução para a dívida e precise relicitar a concessão.

VOLTAR IMPRIMIR