17 de Junho de 2021 - 13h:40

Tamanho do texto A - A+

Setor de commodities volta a liderar perdas no Ibovespa após se destacar no começo do ano

Vale, Petrobras e siderúrgicas registram perdas que variam de 2% a mais de 5%

Por: Valor Investe - Globo

Depois de liderarem os ganhos do Ibovespa durante boa parte do ano, as ações ligadas às commodities têm hoje mais uma sessão de perdas e capitaneiam a bolsa em terreno negativo.

 

Vale, Petrobras e siderúrgicas registram perdas que variam de 2% a mais de 5%, após o susto com a postura mais firme do Federal Reserve na política monetária e temores sobre uma futura perda de fôlego na recuperação global. Há pouco, o Ibovespa caía 0,92%, aos 128.071 pontos.

 

Por volta das 13h35, Vale ON tinha queda de 2,49%, mas ainda tem alta de 25% no ano. Já CSN PN perde 5,21% hoje, Gerdau PN recua 4,21% e Usiminas PNA tem baixa de 2,87% - todas com ganhos de 20% ou mais no acumulado do ano.

 

No setor de petróleo, Petrobras ON cai hoje 3,96%, Petrobras PN recua 3,33% e PetroRio ON cede 4,64%. O movimento tem como pano de fundo a perda de mais de 1% dos contratos futuros de petróleo. Já entre as ações em Wall Street, o índice Dow Jones cede 0,99%, o S&P 500 recua 0,40% e o Nasdaq tem baixa de 0,44%.

 

“O mercado começa a precificar uma desaceleração do crescimento com a perspectiva de alta de juros no mundo. Isso pesa no curtíssimo prazo no setor de commodities”, explica Luis Sales, estrategista-chefe da Guide Investimentos.

 

Além disso, o segmento se ajusta a uma recuperação relativa do real, o que também reduz a atratividade das empresas exportadoras já que seus produtos tendem a perder competitividade no mercado global.

 

O movimento do câmbio é uma resposta a postura, também dura, do Banco Central do Brasil no combate à inflação. Diversos agentes do mercado estão revisando suas projeções para a Selic para mais de 6% no fim do ano.

 

Para Sales, da Guide, essa onda de vendas no setor de commodities é natural, principalmente após o bom desempenho no começo do ano. No entanto, ele afirma que “parece ser mais uma turbulência momentânea do que algo estrutural”.

 

“Vamos ter de avaliar se essa correção vai perdurar ou não. Mas o preços atuais de commodities não deixam de estar em patamares interessantes para as empresas no setor”, acrescenta.

 

Foto/ Crédito: Getty Images

VOLTAR IMPRIMIR