07 de Agosto de 2019 - 17h:42

Tamanho do texto A - A+

Saraiva adia novamente a votação do seu plano de recuperação judicial

Novo encontro está marcado para o próximo dia 23. Credores fazem pressão para que a família Saraiva se afaste da direção da empresa

Por: Publish News

Mais uma vez a decisão sobre o futuro da Saraiva, em recuperação judicial, é adiada. A Assembleia Geral de Credores, marcada para a manhã desta quarta-feira (07), foi novamente suspensa e um novo encontro foi agendado para o próximo dia 23. A proposta de adiar foi apresentada pela própria varejista e foi apoiada por 96,6% dos credores presentes. Editoras como Global, Vozes, Todavia, Pearson Education e Nova Alexandria foram algumas das poucas empresas que quiseram já votar pela aprovação ou não do plano.

 

A Saraiva tem enfrentado resistência por parte de seus credores em aprovar o plano de recuperação judicial. Uma primeira proposta era pagar, ao longo dos próximos 14 anos, 5% do total das dívidas e transformar os 95% restantes em debêntures, títulos da dívida da empresa. Diante da recusa por parte dos credores, a empresa reviu o seu plano e propôs pagar os 95% restantes por meio de um rateio de fundo de caixa que seria acumulado ao longo dos 14 anos. Além de considerarem muito duro, os credores não percebem que haja lastro nessa proposta. A empresa tem apresentado prejuízos sucessivos ao longo dos últimos meses, conforme demonstram os seus Relatórios Mensais de Atividades (RMA).

 

Mas, mais do que isso, há uma pressão para que a família Saraiva deixe o comando do negócio. Fonte ouvida pelo PublishNews comentou que parte dos credores está se articulando para capitalizar a empresa, mas com a condição de que Jorge Saraiva Neto largue o manche da recuperanda.

 

Os credores têm, nesse processo de recuperação judicial, o poder de aprovar ou não o plano de recuperação judicial. Caso não aprovem, a falência pode ser automaticamente decretada. Editor ouvido pelo PublishNews comentou que não é interesse de ninguém que a empresa feche as portas, mas reconhece que há uma briga para que haja uma mudança na direção da empresa.

 

A dívida da Saraiva totaliza R$ 674 milhões.

VOLTAR IMPRIMIR