10 de Junho de 2020 - 17h:41

Tamanho do texto A - A+

Pedidos de falência saltam 30% em maio, aponta Boa Vista

Já para os pedidos de recuperação judicial tiveram alta de 68,6% na comparação com abril.

Por: G1

Os pedidos de falência no país cresceram 30% em maio, na comparação com abril, segundo indicador da Boa Vista divulgado nesta quinta-feira (4).

O levantamento mostra também que os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais concedidas aumentaram 68,6% e 61,5%, respectivamente, na comparação com o mês anterior.

Apesar da disparada dos processos de insolvência de empresas em meio à pandemia, no acumulado em 12 meses os pedidos de falência ainda registram queda de 25% e as falências decretadas recuo de 21,6%. Já os os pedidos de recuperação judicial apresentaram alta acumulado de 3,7% em 1 ano, e as recuperações judiciais deferidas registram avanço de 2,4%.

Especialistas preveem uma disparada no número de casos de quebra de empresas nos próximos meses diante da perspectiva de um forte tombo da economia brasileira e mundial em 2020 e das dificuldades financeiras das empresas em meio à pandemia de coronavírus.

"De acordo com os resultados acumulados em 12 meses, ainda se observa a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência e falências decretadas. No entanto, esse movimento estava atrelado à melhora nas condições econômicas apresentada entre 2017 e o início deste ano. Agora, com os impactos econômicos causados pela chegada do novo coronavírus, e como já observado na análise mensal, a tendência é de que as empresas encontrem maiores dificuldades em dar continuidade a esse movimento nos próximos meses", destaca a Boa Vista.

O indicador da Boa Vista é elaborado com base na apuração dos dados mensais registrados na base do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), oriundos dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.
VOLTAR IMPRIMIR