19 de Outubro de 2020 - 15h:27

Tamanho do texto A - A+

Globo vai à Justiça pedir falência da Cultura

Dívida da varejista com a editora é de R$ 544 mil. Cultura diz que irá recorrer.

Por: Publish News

A Editora Globo foi à Justiça para requerer a falência da Livraria Cultura. De acordo com a página do processo no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a dívida da livraria com a editora é de R$ 544 mil e o processo foi distribuído para o juiz Marcelo Barbosa Sacramone, o mesmo que toca a recuperação judicial da varejista.

 

De acordo com a Globo, o valor é referente a uma dívida extraconcursal, ou seja, não é relativo aos créditos arrolados no processo de recuperação judicial e são referentes a fornecimentos pré-pandemia. “A recuperação judicial é um processo que oferece diversas vantagens para a empresa poder se recuperar - daí o nome recuperação judicial. Ao mesmo tempo, o mesmo processo também prevê obrigações. Uma delas é pagar as dívidas pós-concursais em dia. Para nosso desgosto - já que estávamos apoiando a recuperação da empresa fornecendo nossos livros no período pós-RJ - isso acabou não acontecendo”, comentou Mauro Palermo, diretor da Globo Livros.

 

Sergio Herz, CEO da Cultura, disse ao PublishNews que recorrerá, caso a Justiça dê ganho à causa da Globo. “Iremos recorrer. A medida da Globo se deu no dia seguinte a decisão em primeira instância sobre nossa assembleia. Dias depois conseguimos a liminar”, comentou.

 

No dia 14 de setembro, parte dos credores da varejista não aprovaram o aditivo ao plano de recuperação judicial. Marcelo Sacramone decidiu, então, que a Cultura teria cinco dias para comprovar o cumprimento do plano de recuperação judicial, sob pena de transformar a recuperação judicial em falência. É sobre essa decisão a que se refere Herz.

 

A Cultura recorreu e, na segunda instância, conseguiu mais prazo, já que agora a questão será avaliada pelo colegiado do Tribunal de Justiça. “Estamos aguardando a decisão do Tribunal pela aprovação do aditivo ao plano”, completou Herz.

VOLTAR IMPRIMIR