17 de Janeiro de 2018 - 13h:55

Tamanho do texto A - A+

Febraban diz que avalia medidas para melhorar condições do cheque especial

Linha de crédito, uma das mais caras do país, faz parte de um conjunto de ações para 'melhorar o ambiente de crédito', informou a entidade por nota.

Por: G1

 

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou nesta quarta-feira (17) que estuda ações para melhorar as condições do cheque especial, como parte de medidas em análise pela entidade. O cheque especial é uma das modalidades de crédito mais caras do país, atrás apenas do rotativo do cartão de crédito.

 

Segundo a entidade, as medidas em estudo visam "melhorar o ambiente de crédito no país e reduzir o spread" dos bancos (diferença entre os juros cobrados no crédito e pagos nos investimentos).

 

Na véspera, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn afirmou ao jornal "O Estado de São Paulo" que os bancos se comprometeram em adotar regras para o cheque especial com a finalidade de reduzir os juros cobrados.

 

Em dezembro, os juros do cheque especial estavam em 295,48% ao ano. A taxa é a menor desde julho de 2016, quando ficou em 293,79% ao ano, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). Ainda assim, a linha de crédito só perde do cartão de crédito, que estava em 321% no último mês, segundo a entidade.

 

Regra do rotativo

 

Em abril do ano passado, o governo mudou a regra do cartão de crédito para tentar forçar os bancos a reduzirem os juros do cartão. As taxas do cartão de fato caíram, mas a nova regra não impediu o aumento da inadimplência.

Pela nova regra, o consumidor pode pagar o mínimo de 15% da fatura do cartão apenas uma vez e adiar o pagamento da dívida por até 30 dias. Depois desse prazo, ele precisa escolher entre pagar todo o valor ou parcelar a dívida em outra linha de crédito, mais barata.

VOLTAR IMPRIMIR