19 de Junho de 2018 - 13h:36

Tamanho do texto A - A+

Economia cresce 0,1% em abril, diz monitor do PIB da FGV

Em relação ao trimestre findo em abril de 2017, atividade econômica cresceu 1,3%, e na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 2,9%.

Por: G1

A economia brasileira subiu 0,1% em abril na comparação com março, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (19).

 

Em relação ao trimestre findo em abril de 2017, atividade econômica cresceu 1,3%, e na comparação com o mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 2,9%.

 

Já no trimestre terminado em abril, na comparação com o terminado em janeiro, houve retração de 0,4%.

 

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

 

Desempenho por setores

 

Pela ótica da oferta, na comparação com o trimestre findo em abril de 2017, à exceção da agropecuária, que apresentou variação negativa de 3,6%, indústria e serviços apresentaram as maiores taxas do ano, com crescimento de 2,7% e 1,8%, respectivamente.

 

Pela ótica da demanda, todos os componentes apresentaram desempenho positivo, com destaque para o consumo das famílias (3%) e a formação bruta de capital fixo (5,7%).

 

O crescimento do consumo das famílias veio principalmente pelo desempenho no consumo de produtos duráveis (alta de 17,3%).

 

A formação bruta de capital fixo teve crescimento puxado por máquinas e equipamentos, com alta de 18,1%. O segmento da construção, apesar de ainda estar negativo, apresentou pela primeira vez, após 48 meses de retração, variação positiva na comparação com abril de 2017 (alta de 3,9%).

 

A exportação cresceu 3,3%, e importação avançou 8,8%.

 

Na comparação com abril de 2017, os melhores desempenhos vieram da indústria da transformação (10,8%), comércio (7,2%), transporte (7,1%) e impostos (6,5%). A construção cresceu 5,1% após ter retraído por 48 meses consecutivos. As únicas atividades a apresentarem queda foram a agropecuária (-3,5%) e os serviços de informação (-2,7%).

 

"No mês de abril a economia retomou sua trajetória com crescimento acentuado de 2,9%, em comparação a abril de 2017, que se espalhou por quase toda a atividade econômica. Este resultado, entretanto, foi fortemente influenciado pelos três dias úteis a mais no mês de abril do corrente ano, em comparação a abril de 2017. O resultado na margem, a despeito de descontar os dias úteis a mais, aponta crescimento de 0,1%, da atividade econômica, revelando certa estagnação”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

VOLTAR IMPRIMIR