17 de Setembro de 2020 - 14h:23

Tamanho do texto A - A+

Bovespa reverte queda do início do dia e tem leve alta com exterior avesso a risco

Na terça-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,62%, a 99.675 pontos

Por: G1

Após iniciar o dia em queda nesta quinta-feira (17), a bolsa de valores brasileira, a B3, tem leva alta, um dia após o Banco Central decidir interromper o ciclo de cortes e manter taxa básica de juros da economia em 2% ao ano, em meio a um ambiente mais avesso a risco nos mercados externos.

 

Às 14h22, o Ibovespa subia 0,13%, a 99.801 pontos.

 

Na quarta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,62%, a 99.675 pontos. No mês, o Ibovespa acumula alta de 0,31%. No ano, ainda tem perda de 13,81%.

 

Cenário local e externo

 

No exterior, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, mas permaneceu em níveis extremamente altos uma vez que a recuperação do mercado de trabalho desacelera e os gastos dos consumidores enfraquecem em meio ao fim do estímulo fiscal.

 

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 860 mil em dado ajustado sazonalmente para a semana encerrada em 12 de setembro, contra 893 mil na semana anterior, segundo informou nesta quinta o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

 

Na véspera, o Federal Reserve decidiu manter manteve as taxas de juros entre 0 e 0,25% e divulgou um plano de estímulo aquém do esperado.

 

Em entrevista à imprensa na quarta-feira, o chair do Fed, Jerome Powell, indicou um longo caminho até o "emprego máximo" e disse que o banco central dos EUA está limitado em sua capacidade de lidar com algumas das diferenças em torno do crescimento dos salários e da participação na força de trabalho.

 

A economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, alertou nesta quinta-feira que uma recuperação completa da econômica global diante da crise provocada pela pandemia de coronavírus pode levar até cinco anos.

 

Por aqui, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve na véspera a taxa básica de juros em 2% ao ano, conforme o esperado. No comunicado da reunião desta quarta-feira, os integrantes do Copom apontaram que a inflação deve aumentar no curto prazo, mas ponderaram que a alta do preço dos alimentos é temporária.

 

"Continuamos esperando que o Copom mantenha a taxa Selic inalterada na próxima reunião... e condicione novos cortes de juros à trajetória fiscal e à mudança nas expectativas de inflação de longo prazo", afirmou o analista de mercados emergentes do Julius Baer, Mathieu Racheter.

 

Nesse contexto, permanece também o foco dos investidores do mercado brasileiro no cenário fiscal do país. Na véspera, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o relator do Orçamento a incluir na proposta orçamentária de 2021 a criação de um programa social com a mesma função do Renda Brasil, destaca a Reuters.

 

VOLTAR IMPRIMIR