21 de Julho de 2020 - 16h:20

Tamanho do texto A - A+

Bovespa perde força e opera com instabilidade

Na segunda-feira, o Ibovespa encerrou o dia com alta de 1,49%, a 104.426 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera com instabilidade nesta terça-feira (21), após um início de negócios em alta, alinhado ao comportamento de bolsas no exterior, em meio a expectativas de mais estímulos econômicos para reavivar economias afetadas pelo Covid-19.

 

Às 16h20, o Ibovespa tinha queda de 0,04%, a 104.384 pontos.

 

Na segunda-feira, a bolsa fechou em alta de 1,49%, a 104.426 pontos, acumulando alta de 9,87% no mês. No ano, a queda é de 9,69%.

 

Cenário

 

No Brasil, o foco passa para a entrega pelo governo do presidente Jair Bolsonaro da proposta de reforma tributária. O ministro da Economia, Paulo Guedes, entrega nesta terça-feira ao Congresso a primeira parte da proposta de reforma tributária do governo, conforme havia antecipado na semana passada.

 

O projeto é a primeira "etapa" das mudanças a serem indicadas pelo governo para o sistema tributário brasileiro, considerado complexo demais por investidores internacionais. Nessa etapa, a intenção é unificar os dois tributos federais sobre o consumo, PIS e Cofins, criando um Imposto de Valor Agregado (IVA) federal.

 

Nos Estados Unidos, o dia também é de ganhos, embalado pelo resultado trimestral da IBM. Também no exterior líderes da União Europeia chegaram a um acordo "histórico" sobre um plano de estímulo para suas economias afetadas pelo coronavírus nas primeiras horas desta terça-feira.

 

O clima positivo também segue apoiado pelas notícias promissoras sobre o desenvolvimento de vacina contra o coronavírus. A principal desenvolvedora da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 disse nesta terça-feira que ela pode estar disponível até o final deste ano.

VOLTAR IMPRIMIR