04 de Janeiro de 2019 - 13h:27

Tamanho do texto A - A+

Bovespa passa a subir e renova patamar recorde

Nos dois primeiros pregões de 2019, o índice subiu 4,18%.

Por: G1

O principal indicador da bolsa brasileira, a B3, passou a subir nesta sexta-feira (4), renovando o seu patamar recorde, após dados mais fortes do mercado de trabalho norte-americano e declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell.

 

Os investidores repercutem também as sinalizações do presidente Jair Bolsonaro sobre a reforma da Previdência, que propôs idade mínima de aposentadoria mais baixa que o previsto, destacou a Reuters.

 

Às 14h13, o Ibovespa subia 1,14%, aos 92.609 pontos. Na máxima do dia até o momento, foi a 92.701 pontos.

 

O presidente do Fed sinalizou nesta sexta-feira que o BC dos EUA será "paciente" com a evolução da economia e sugeriu que o banco central pode fazer uma pausa em seu ciclo de aperto monetário. Em 2018, o Fed subiu os juros quatro vezes. Para este ano, são esperadas duas altas.

 

Juros mais altos nos Estados Unidos têm potencial para atrair recursos aplicados em outras economias, sobretudo nos mercados emergentes.

 

No cenário internacional, também prevalecia nesta sexta-feira um tom mais positivo após perdas pesadas, com o anúncio do governo chinês de nova rodada de negociações comerciais com Washington trazendo alívio ao investidor

 

Bolsonaro afirmou na quinta-feira (3) que a "ideia inicial" do governo para aprovar uma reforma da Previdência é estabelecer de forma gradativa idade mínima para aposentadoria de 62 anos para homens e 57 para mulheres.

 

O projeto enviado à Câmara pelo governo Michel Temer previa idade mínima de 65 anos para homens e mulheres, proposta alterada posteriormente pela comissão especial que analisou o projeto: 65 anos para homens e 62 para mulheres.

 

Destaques
Perto do mesmo horário, o papel da Vale operava com alta superior a 5%. A ação da mineradora se beneficiava do avanço do preço do minério de ferro que atingiu a máxima em mais de dois meses na China com otimismo sobre a demanda.

 

A ação da Usiminas subia mais de 6%, em movimento alinhado ao de siderúrgicas no exterior, na esteira do avanço dos preços do aço na China. Ainda no setor, Gerdau e CSN também tinham altas.

 

A ação da Petrobras avançava cerca de 1% com a melhora do preço do petróleo.

 

Patamar recorde
A bolsa começou 2019 com máximas históricas em meio a perspectivas favoráveis para a economia brasileira e para o novo governo do país. Na quinta-feira, a bolsa subiu 0,61%, a 91.596,28 pontos, renovando o então recorde de fechamento de 91.012,31 pontos no primeiro pregão do ano.

 

Nos dois primeiros pregões de 2019, o índice já subiu 4,18%.

VOLTAR IMPRIMIR