11 de Março de 2020 - 11h:43

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em queda de mais de 5% após recuperação na véspera

Na terça, Ibovespa avançou 7,14%, a 92.214 pontos

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em forte queda nesta quarta-feira (11), pressionado pela queda no preço do petróleo, além do crescente temor sobre o impacto da epidemia de coronavírus na economia global.

 

Às 12h27, o Ibovespa tinha queda de 5,19%, a 87.429 pontos.

 

As ações da Petrobras tinham queda de quase 6%, acompanhando o recuo nos preços do petróleo após Arábia Saudita anunciar plano para ampliar capacidade de produção.

 

Já o dólar era negociado em alta, no patamar de R$ 4,67.

 

Nos EUA, os principais índices de Wall Street operam em queda com os investidores céticos sobre o plano de estímulo do presidente Donald Trump para combater a epidemia de coronavírus.

 

Os investidores avaliam também nesta quarta as medidas de estímulo para ajudar a minimizar os impactos econômicos do avanço do coronavírus no bloco europeu. O Banco da Inglaterra (BoE) anunciou uma corte emergencial de 0,5 ponto percentual nos juros, em um esforço para estimular a economia e evitar o risco de uma recessão.

 

Cenário doméstico

 

No âmbito doméstico, operadores analisavam dados sobre a inflação oficial do Brasil, que acelerou para 0,25% em fevereiro, mas registrou a taxa mais baixa para o mês em 20 anos, dando apoio às apostas de novo corte na taxa básica de juros na semana que vem.

 

Também nesta quarta o Ministério da Economia informou que sua estimativa oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano foi revisada de 2,4% para 2,1%.

 

"Estamos monitorando de perto os desdobramentos do Covid-19 [coronavírus] e a recente queda no preço do petróleo e reafirmamos que a melhor resposta ao novo cenário é perseverar com as reformas fiscais e estruturais", informou o ministério.

 

Pregão anterior

 

Na terça, a bolsa avançou 7,14%, a 92.214 pontos, recuperando parte das perdas de segunda, em meio a expectativas de ações coordenadas de governos e bancos centrais de todo o mundo para ajudar as economias em meio ao surto do novo coronavírus.

 

Depois de recuar quase 30% na segunda, e ver seu valor de mercado 'encolher' US$ 91 bilhões, a Petrobras foi um dos destaques de alta desta terça, subindo 9,41% no caso das ações preferenciais, e 8,51% nas ordinárias. Já os papeis da Vale avançaram 18,45%.

VOLTAR IMPRIMIR