11 de Maio de 2020 - 12h:15

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em queda; BRF salta 13%

Na sexta-feira, Ibovespa fechou em alta de 2,75%, a 80.263 pontos. No ano, perda ainda é de 30%

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (11), em dia de cautela nos mercados globais, em meio a renovadas preocupações sobre o avanço e impactos da pandemia de coronavírus no Brasil e no mundo.

 

Por volta as 12h25, o Ibovespa caía 0,74%, a 79.673 pontos.

 

Entre o destaques, BRF subia mais de 13% após balanço trimestral, que apontou redução do prejuízo e melhora do resultado operacional, graças a um aumento no volume e no valor das vendas.

 

Na outra ponta, IRB Brasil recuava mais de 14%, após a empresa informar que recebeu ofício do órgão regulador sobre decisão de instauração de Fiscalização Especial, por apresentar insuficiência na composição dos ativos garantidores de provisões técnicas e, consequentemente, da liquidez regulatória.

 

Já o dólar opera em alta e voltou a bater R$ 5,80.

 

Na sexta-fera, a Bolsa fechou em alta de 2,75%, a 80.263 pontos. Na semana e no mês, o Ibovespa acumulou leve queda de 0,3%. No ano, perda acumulada ainda é de 30,6%.

 

Cenário externo

 

As principais bolsas da Europa e o barril de petróleo operam em queda nesta segunda.

 

Possíveis sinais de uma segunda onda de infecções por coronavírus preocuparam os investidores após o registro em Wuhan, epicentro da doença na China, do primeiro grupo de novos casos desde o fim da quarentena na região há um mês.

 

Novas infecções também aceleraram na Alemanha, dias após o relaxamento das medidas de isolamento social, levantando temores de que a pandemia possa sair novamente do controle. A Coreia do Sul também alertou sobre uma segunda onda do vírus no domingo.

 

Incertezas locais

 

Por aqui, permanecem as incertezas no campo político brasileiro e sobre o tamanho da retração da economia neste ano.

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse no sábado que o desafio do Brasil é demonstrar ao mercado que as despesas públicas estão sob controle. Por isso, reafirmou que é importante que os funcionários públicos aceitem o congelamento de salários. Nos bastidores, o Valor apurou que Bolsonaro teria pedido a Guedes informações para elaboração de uma “saída técnica” para o impasse.

 

No domingo, em discurso a apoiadores no Palácio do Alvorada, Bolsonaro afirmou que incluirá novas categorias nos serviços essenciais que podem continuar funcionando em meio à pandemia.

 

De acordo com boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda, o mercado financeiro passou a projetar retração de 4,11% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020. Essa foi a 13ª semana seguida de revisão para baixo do indicador.

VOLTAR IMPRIMIR