21 de Maio de 2020 - 11h:31

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta nesta quinta

Na véspera, o Ibovespa subiu 0,71%, a 81.318 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, sobe nesta quinta-feira (21), com a alta em commodities como o petróleo, em um ambiente ainda volátil nas praças financeiras globais. Além de questões atreladas à pandemia do Covid-19, tensões comerciais também estão no radar no exterior, enquanto, no Brasil, é o cenário político que também ocupa o holofote.

 

Às 12h15, o Ibovespa subia 1,36%, a 82.423 pontos.

 

As companhias aéreas Gol e Azul e os bancos Itaú e Banco do Brasil eram destaques de alta.

 

Na véspera, o Ibovespa encerrou o pregão com alta de 0,71%, a 81.318 pontos. No mês, o índice passou a acumular alta de 0,29%; no ano, o Ibovespa tem perda de 30,18%.

 

B3 funcionará normalmente durante o feriado antecipado em SP
A B3 decidiu manter todas as suas atividades de negociação, registro, custódia, compensação e liquidação de operações, em horários regulares, nesta quinta e sexta e na próxima segunda-feira (25). "Não haverá, no mercado de bolsa, negociação e liquidação no dia 11/06/2020, ficando mantido o calendário original anual, mesmo tendo havido antecipação de feriado em São Paulo", informou.

 

Agências bancárias também vão funcionar ao longo do feriadão antecipado paulistano.

 

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, publicou decreto que adiantou os feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta quarta e quinta. Na sexta-feira, será declarado ponto facultativo na cidade. A medida tenta criar um “feriadão” de até seis dias para ajudar no isolamento da cidade e, assim, ajudar a conter o alastramento da Covid-19. Em âmbito estadual, o governador João Doria, também do PSDB, tenta aprovar a antecipação do 9 de julho para a próxima segunda-feira, 25.

 

Cenário externo

 

Os preços do petróleo avançavam nesta quinta-feira, tocando máximas desde março, com apoio de menores estoques nos Estados Unidos, dos cortes de produção liderados pela Opep e pela melhora na demanda à medida que governos aliviam restrições sobre a movimentação de pessoas adotadas contra o coronavírus.

 

Lá fora, os índices acionários da China fecharam em baixa nesta quinta-feira (21), pressionados pelo setor de tecnologia diante da notícia de que reguladores dos Estados Unidos estão abertos a fazer mudanças para fechar uma possível brecha em nova regra para conter as vendas globais de chips para a chinesa Huawei Technologies Ltd.

 

As ações europeias caíam nesta quinta-feira após um forte desempenho esta semana, com os últimos dados de atividade empresarial revelando o impacto danoso da crise do coronavírus. Dados divulgados mostraram que o efeito devastador da pandemia na economia da zona do euro diminuiu um pouco em maio depois que os bloqueios impostos para conter a propagação do vírus começaram a ser atenuados, mas ainda estava longe de marcar um crescimento.

 

Os índices acionários dos Estados Unidos avançavam nesta quinta-feira, mesmo com aumento das tensões com a China e balanços mistos no setor de varejo, ainda com preocupações sobre o ritmo de recuperação ante a crise econômica causada pelo coronavírus.

VOLTAR IMPRIMIR