17 de Junho de 2020 - 11h:46

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta em dia de decisão sobre juros

Na terça-feira, Ibovespa subiu 1,25%, a 93.531 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (17), acompanhando mais um dia positivo nos mercados externos.

 

Às 12h01, o Ibovespa tinha alta de 1,42%, a 94.857 pontos.

 

Na terça-feira, a bolsa fechou em alta de 1,25%, a 93.531 pontos.

 

Cenário externo e local

 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anuncia nesta quarta-feira, por volta das 18h, a nova taxa básica de juros da economia brasileira . A previsão da maior parte dos economistas é que a Selic deverá cair de 3% para 2,25% ao ano. Se confirmado, o percentual será o menor da taxa Selic desde 1999, quando entrou em vigor o regime de metas para a inflação.

 

Nos últimos meses, o cenário de juros baixos no Brasil tem colaborado para alta da moeda norte-americana, uma vez que reduz os rendimentos de ativos locais atrelados à Selic, afastando o investimento estrangeiro. Esse contexto, somado a incertezas políticas locais, pode voltar a pressionar a moeda brasileira, que chegou a se aproximar da marca de 6 por dólar em meados de maio.

 

Lá fora, os mercados tinham viés mais positivo nesta quarta, com sinais de mais estímulos dos Estados Unidos e esperanças de que a economia global poderá se recuperar das perdas vistas em abril compensando os temores sobre mais bloqueios para controlar um novo surto de coronavírus na China.

 

Já os preços do petróleo recuam, em meio a temores de que os casos de Covid-19 possam crescer.

 

VOLTAR IMPRIMIR