14 de Abril de 2021 - 14h:08

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta e volta aos 120 mil pontos

Na terça-feira, o principal índice da bolsa fechou em alta de 0,41%, a 119.297 pontos, e voltou a ter saldo positivo no ano.

Por: G1

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (14), com os investidores de olho na cena política local em meio à instalação da CPI da Covid e indefinição do Orçamento 2021.

 

Às 14h59, o Ibovespa subia 1,08%, a 120.584 pontos. Veja mais cotações.

 

Na terça-feira, a bolsa fechou em alta de 0,41%, a 119.297 pontos. Com o resultado, o Ibovespa acumula alta de 2,28% no mês. No ano, passou a ficar no azul, com alta de 0,24%.

 

Cenário
 
No exterior, sinais de forte recuperação econômica na China e nos EUA tem garantido um viés positivo dos mercados, mas a lenta aplicação de vacinas no mundo e os crescentes casos de Covid-19 no Brasil e na Índia ainda preocupam.

 

Os preços do petróleo têm alta forte, com queda nos estoques nos EUA acima do previsto, de 5,89 milhões de barris na semana passada: o contrato do Brent para junho ampliou os ganhos vistos mais cedo e operava no início da tarde em alta de 4,10%, a US$ 66,28 por barril, na ICE, em Londres, enquanto o do WTI para maio subia 4,35%, a US$ 62,80 por barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

 

Na Europa, o FMI recomendou nesta quarta a continuação do esforço orçamentário em 2021 e 2022, visto que a economia do continente enfrenta sérios riscos no "curto prazo" devido às mutações da Covid-19 e aos atrasos nas campanhas de vacinação. "Refletindo as ondas de infecção e o ritmo das vacinações, a recuperação econômica na Europa ainda é hesitante e desigual", resumiu Alfred Kammer, diretor do departamento para a Europa do FMI.

 

Na cena doméstica, as atenções estão voltadas para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Na véspera, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu o ato de criação da CPI. Com a medida, fica autorizada a formação do colegiado, destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal durante o enfrentamento à Covid-19.
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta quarta-feira se mantém a determinação do ministro Luís Roberto Barroso que determinou ao Senado a instalação da CPI.

 

Os investidores seguem de olho também no noticiário sobre o orçamento de 2021 e os riscos de rompimentos do teto de gastos e agravamento das contas públicas.

 

"Malabarismos fiscais vêm sendo aventados para acomodar emendas parlamentares e gastos emergenciais de combate aos efeitos da pandemia. Esses expedientes tendem a enfraquecer a efetividade das regras fiscais enquanto mecanismos capazes de inibir incertezas", destacou a equipe da LCA Consultores.
 

VOLTAR IMPRIMIR