13 de Outubro de 2020 - 14h:48

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta após feriado

Na sexta-feira, Ibovespa fechou em queda de 0,45%, aos 97.483 pontos, mas acumulou alta de 3,69% na semana.

Por: G1

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta terça-feira (9), na volta de fim de semana prolongado em razão de feriado no país na véspera.

 

Às 14h38, o Ibovespa subia 1,29%, a 98.742 pontos.

 

Na sexta-feira, a bolsa fechou em queda de 0,45%, a 97.483 pontos, mas acumulou alta de 3,69% na semana. Com o resultado, a bolsa tem alta de 3,04% no mês. No ano, ainda há perda de 15,70%.

 

Cenário externo e local

 

As bolsas nos EUA fecharam em forte alta na segunda-feira, apoiadas em expectativas de um pacote de alívio do coronavírus nos EUA e na recuperação de Amazon, Apple e outras ações de tecnologia antes da temporada de lucros trimestrais.

 

Nesta terça-feira, os mercados acionários globais não mostravam uma tendência única.

 

Entre as notícias no radar está a de que a Johnson & Johnson suspendeu os testes clínicos de sua candidata a vacina contra coronavírus devido a uma doença inexplicável em um participante do estudo.

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou nesta terça-feira suas estimativas para a economia mundial e passou a projetar um tombo de 4,4% para a economia global este ano - uma melhora em relação à estimativa de junho, que via uma queda de 4,9%. Já para a economia brasileira o FMI agora vê uma queda de 5,8% no PIB brasileiro este ano.

 

"Fatores de influência no mercado financeiro global continuarão sendo a eventual aprovação de um novo programa de estímulo nos EUA, proximidade de eleição nos EUA e notificações sobre o avanço do covid-19 no mundo", destaca a equipe da Mirae Asset.

 

Na agenda de indicadores domésticos, os economistas do mercado financeiro elevaram sua estimativa de inflação para este ano e passaram a prever um tombo maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Segundo o relatório focos do Banco Central, a estimativa para a inflação do ano subiu de 2,12% para 2,47%. Foi a nona alta seguida do indicador. Já a projeção de retração da economia neste ano passou de 5,02% para 5,03%.

 

VOLTAR IMPRIMIR