27 de Maio de 2020 - 12h:09

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta, acompanhando exterior

Na terça-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,23%, a 85.468 pontos.

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta terça-feira (26), acompanhando as principais praças globais, e à espera da divulgação de dados sobre o mercado de trabalho no Brasil.

 

Às 12h51, o Ibovespa subia 1,18%, a 86.475 pontos

 

Entre as ações mais negociadas, Via Varejo e Magazine Luiza avançavam cerca de 2%.

 

Na véspera, a Bolsa encerrou o dia com queda de 0,23%, a 85.468 pontos. No acumulado do ano, o Ibovespa acumula queda de 26,09%. Na parcial do mês, porém, tem alta de 6,161%.

 

Cenário interno e externo

 

No exterior, os mercados seguem repercutindo positivamente o retorno de economias do primeiro mundo do isolamento e notícias sobre desenvolvimento vacinas para a Covid-19.

 

As esperanças de recuperação econômica e expectativa de um novo plano de estímulo da União Europeia ofuscavam as preocupações com as renovadas tensões entre EUA e China, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que está preparando uma forte resposta às leis de segurança nacional planejadas pela China para Hong Kong, acrescentando que será anunciada antes do fim da semana.

 

A Comissão Europeia propôs nesta quarta um pacote no valor de 1,85 trilhão de euros para o próximo Orçamento de longo prazo da UE e um fundo de recuperação para economias afetadas pela pandemia de coronavírus.

 

A economia da zona do euro deve encolher entre 8% e 12% neste ano, afirmou a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, alertando que um cenário mais brando já está desatualizado e que os impactos econômicos do vírus devem ser entre médios e severos.

 

No cenário local, embora em segundo plano neste momento, os riscos políticos locais se mantêm no radar dos analistas.

 

Na agenda econômica, pesquisa da Fundação Getulio Varga mostrou que a confiança da indústria teve uma leve recuperação em maio, mas mesmo assim registrou o segundo menor valor da série histórica da pesquisa, só ficando atrás da marca de abril, sinalizando o elevado nível de incerteza e de pessimismo em relação ao futuro.

 

Os economistas do mercado financeiro baixaram pela 15ª vez seguida a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A expectativa para o tombo da economia no ano passou de 5,12% para 5,89%, segundo o última pesquisa Focus do Banco Central. Já a projeção para a taxa de câmbio no fim de 2020 avançou de R$ 5,28 para R$ 5,40.

VOLTAR IMPRIMIR