Três aeronaves que estavam alugadas para a Avianca Brasil foram confiscados pela credora Aviation Capital Group. Em dezembro, a companhia já havia pedido a reintegração de posse de nove Airbus.
Em meio ao processo de recuperação judicial da aérea, arrendadores receberam parecer favorável do Tribunal de Justiça para proceder com a retomada dos aviões na última segunda-feira (8). Sem perspectivas de receberem os valores devidos pela Avianca desde o ano passado, várias execuções de arresto estão em andamento atualmente. Até dezembro, a dívida da companhia aérea com arrendadores somava US$ 150 milhões.
Plano de recuperação judicial
O plano de recuperação judicial da Avianca Brazil, aprovado pelos credores no último dia 05, deve ser homologado hoje. A alternativa apresentada prevê a constituição de sete UPIs que irão à leilão e já contam com a participação garantida da Gol e Latam para duas delas, o que deve arrecadar US$ 70 milhões.
Agora, a companhia poderá encaminhar pedidos de autorização para a constituição das Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) que irão à leilão e os certificados de operador aéreo (COE), necessário para as autorizações de decolagem e aterrissagem que estarão nas UPIs.
A medida também abre espaço para que insatisfações com o modelo apresentado sejam manifestadas para barrar o plano. Esse pode ser o caso da Azul, que teve negado o seu acordo para arrematar todas as autorizações em uma única UPI. Caso isso ocorra, o processo junto à Anac pode atrasar, assim como o plano de recuperação da empresa como um todo.