27 de Março de 2024 - 14h:57

Tamanho do texto A - A+

Após 4 anos, Cativa encerra processo de recuperação judicial e apresenta relatório final

Administrador judicial da empresa afirma ter ocorrido a equalização de todos os credores

Por: Testo Notícias

Após quatro anos, a Cativa Têxtil encerrou o processo de recuperação judicial, uma boa notícia para a empresa pomerodense.

 

De acordo com o advogado nomeado como administrador judicial da empresa, Pedro Cascaes Neto, houve a equalização de todos os credores. Dessa forma, a Cativa entra no momento de apresentação e aprovação do relatório final do processo de recuperação judicial.

 

Entenda a trajetória
Em junho de 2020, a Cativa Têxtil havia anunciado o pedido de recuperação judicial. Segundo a empresa, a decisão foi tomada em decorrência dos fortes impactos causados pela pandemia de Covid-19. Na época, o valor da dívida sujeito à recuperação judicial era de aproximadamente R$ 120 milhões.

 

Após 60 dias do deferimento do processamento da recuperação judicial, a empresa apresentou o Plano de Recuperação Judicial, o qual foi aprovado no fim de 2021. “Esse plano sofreu alteração até a Assembleia Geral de Credores. Nesse plano, existe a previsão de aplicação de deságios e parcelamento dos débitos, mas muito especialmente ele tem uma previsão de favorecimento para credores parceiros, que são aqueles credores que continuaram a acreditar na empresa, continuaram a investir e sendo fornecedores”, explica.

 

Após a aprovação, a empresa passou por um período de 24 meses de fiscalização. “Neste tempo, nós acompanhamos o cumprimento do Plano de Recuperação, ou seja, verificamos se os credores de fato estavam recebendo conforme o plano, se a empresa realmente estava trabalhando, como estava a saúde financeira da empresa, se a empresa equacionou o seu passivo tributário.”

 

Depois esses dois anos, o administrador judicial afirma ter sido possível constatar que a empresa cumpriu com o plano. “Foram apresentadas as respectivas comprovações fiscais de que a empresa negociou com o Fisco e, por isso, está regular perante à Receita Federal, Receita Estadual e Receita Municipal. O parecer do Ministério Público também foi favorável durante este período”, evidencia.

 

Com isso, nos próximos dias, a Cativa Têxtil se prepara para apresentar o relatório final, que inclui de forma detalhada todas as informações do processo de recuperação judicial. “É relatado os momentos processuais, os atos importantes que ocorreram ao longo do processo, bem como o total de dívidas, principais elementos do plano de recuperação, enfim, tudo aquilo que é importante que seja demonstrado em um relatório final dentro do processo de recuperação.”

 

No entanto, ele explica que, oficialmente, o processo encontra-se encerrado, tendo em vista que o juiz competente já decretou o encerramento da recuperação judicial. “Depois disso, é quando acontece a apresentação desse relatório final. Com isso, a empresa não terá mais em seu nome ‘em recuperação judicial’. Ela está totalmente liberada para operar e seguir como se nada houvesse, porque de fato ela não está mais em recuperação judicial”, destaca.

 

Para o administrador judicial, o processo foi exitoso e atendeu a função social e de coletividade. “Houve a composição e a equalização de todos os credores, os empregos foram mantidos, as estruturas e os parques fabris continuaram funcionando, os fornecedores continuaram vendendo e os clientes continuaram tendo um bom fornecedor. Ou seja, toda a economia foi beneficiada, como é o que deve ser em uma recuperação judicial”, finaliza.

 

Imagem: Freepik

VOLTAR IMPRIMIR