06 de Junho de 2019 - 13h:35

Tamanho do texto A - A+

40% da população adulta está com dívidas atrasadas, aponta Serasa

Número de inadimplentes bateu novo recorde em abril, chegando a 63,2 milhões de pessoas, segundo a pesquisa.

Por: G1

Os brasileiros estão tendo cada vez mais dificuldades em pagar suas contas em dia. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (6) pela Serasa, o número de inadimplentes bateu novo recorde em abril, chegando a 63,2 milhões de pessoas. Com isso, 40,4% da população adulta do país está com dívidas atrasadas e negativadas.

 

Na comparação com o abril de 2018, são dois milhões a mais de pessoas inadimplentes, uma alta de 3,2%. Já na passagem de março para abril, a alta foi de 0,4%.

 

“Além dos impactos gerados pela insuficiência da educação financeira do brasileiro, a inadimplência é uma variável que segue as principais tendências do cenário econômico nacional. Neste sentido, com a estagnação da economia, aumento do desemprego e da inflação ao longo dos primeiros meses de 2019, que impactam diretamente o orçamento doméstico, continuamos a bater recordes no número de consumidores com contas em atraso”, diz em nota o economista da Serasa Experian Luiz Rabi.

 

O crescimento da inadimplência do consumidor em abril de 2019, na relação com o mesmo mês de 2018, foi puxado pelas dívidas não pagas com contas de consumo, como água, energia elétrica e gás. A telefonia aparece em segundo lugar. Já varejo e serviços tiveram queda na mesma comparação. As dívidas com bancos e cartões, no entanto, segue na liderança entre as não pagas, com 28,6% do total.

 

“Este crescimento demonstra a dificuldade em honrar um tipo de pagamento que costuma ser prioridade das famílias. Isso é um sinal de que as pessoas já tomaram crédito para quitar outras dívidas e chegaram no ponto de não conseguirem pagar nem este empréstimo", diz Rabi.

VOLTAR IMPRIMIR