17 de Maio de 2022 - 17h:55

Tamanho do texto A - A+

Rotina financeira prioriza gastos necessários e evita dívidas, diz educador financeiro

Especialista trouxe dicas para evitar dívidas; quase quatro em cada dez brasileiros adultos estavam inadimplentes no mês passado

Por: CNN Brasil

Em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (16), o educador financeiro, Matheus Machado, comentou sobre dicas para evitar a inadimplência. Segundo ele, os brasileiros devem estabelecer uma rotina financeira que “priorize os gastos necessários” para evitar as dívidas.

 

Quase quatro em cada dez brasileiros adultos estavam inadimplentes no mês passado, correspondendo a 61,94 milhões de pessoas com pendências nos birôs de crédito, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de

Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgado nesta terça-feira.

 

O número de inadimplentes incluídos na base do birô de crédito aumentou quase 6% no mês passado em relação a abril de 2021.

 

Uma alternativa, segundo o especialista, para aqueles que desejam quitar as dívidas é buscar a renegociação com menores taxas de juros nos bancos. Além disso, também é possível comparecer em “feirões organizados por órgãos de proteção que oferecem condições melhores” para quitar os débitos.

 

O especialista explicou que a inadimplência surge em momentos de “descontrole ou de emergência”, como é o caso do cenário “atual desemprego e crise que vivemos”.

 

 

 

Crédito imagem: Freepik

VOLTAR IMPRIMIR