13 de Maio de 2022 - 14h:31

Tamanho do texto A - A+

Pedidos de recuperação judicial crescem 4,8% em abril, aponta Serasa

Índice revela que o setor de Serviços registrou 28 requisições

Por: Administradores.com

O Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian apontou que em abril o Brasil registrou 65 pedidos de recuperação judicial. Um aumento de 4,8% em comparação com o mesmo mês de 2021, que obteve 62 solicitações.

 

De acordo com o índice, o setor de Serviços impulsionou o número de pedidos, com 28 requisições ante as 38 feitas em abril do passado. Já no segmento da Indústria, o número de recuperação judicial aumentou de 7 para 15 pedidos. Veja abaixo os dados completos:

 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a crise econômica do país faz com que as empresas tenham dificuldades de se recuperar, mesmo após a retomada dos negócios em decorrência da pandemia: "É complicado manter uma situação financeira estável tendo em vista que a alta inflação tem encarecido muito a vida dos brasileiros. Com isso, o fluxo de caixa das empresas continua sofrendo impactos negativos. Além disso, muitos negócios não conseguem sair do vermelho e a recuperação judicial acaba sendo a única alternativa. Com este cenário, diversas empresas devem seguir com esse desafio de não declararem falência".

 

Com relação à análise por porte, as micro e pequenas empresas registraram 35 pedidos em abril, uma a menos que no mesmo mês do ano passado. Já as solicitações de recuperação judicial das médias e grandes empresas apontaram alta na comparação ano a ano. Os negócios de médio porte tiveram 19 pedidos, enquanto os grandes marcaram 11.

 

Pedidos de falências mostram alta

As solicitações de falência tiveram alta de 24,6% na relação entre abril de 2022 e o mesmo mês do ano anterior. As micro e pequenas empresas seguem liderando o número de pedidos, e houve um aumento no ano a ano, indo de 32 para 45. Em relação aos setores, o de Serviço teve mais pedidos, mas apresentou queda em relação a 2021, passando de 42 para 39.

 

 

 

Crédito imagem: Freepik

VOLTAR IMPRIMIR