16 de Setembro de 2020 - 14h:55

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera sem direção definida de olho em anúncios do Copom e do Fed

Nesta terça-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,02%, a 100.297 pontos.

Por: G1

A bolsa de valores brasileira, a B3, opera sem direção definida nesta quarta-feira (16), em dia de decisões sobre política monetária nos Estados Unidos e no Brasil. A estimativa do mercado é de manutenção da taxa de juros no Brasil (Selic) em 2% ao ano.

 

Às 15h16, o Ibovespa subia 0,11%, a 100.403 pontos.

 

Na terça-feira, a bolsa fechou em alta de 0,02%, a 100.297 pontos. No mês, o Ibovespa acumula alta de 0,93%. No ano, ainda tem perda de 13,27%.

 

No exterior, o barril de petróleo Brent subia mais de 2%, sendo negociado acima de US$ 41.

 

Cenário local

 

Em meio à alta dos alimentos, o Banco Central deve interromper nesta quarta-feira o ciclo de cortes e manter juro básico em 2% ao ano. A decisão do Comitê de Política Monetária será anunciada por volta das 18h.

 

Os investidores seguem de olho também na política local e no enfraquecimento da equipe econômica do ministro Paulo Guedes, após o presidente Jair Bolsonaro decretar o fim da proposta do Renda Brasil e proibiu que integrantes do governo voltem a falar sobre o programa.

 

Apesar das preocupações com as divergências entre o presidente e a equipe de Guedes, a avaliação de parte dos analistas é de que ao tirar o Renda Brasil da pauta, o governo pode abrir espaço para o avanço de temas da agenda legislativa considerados mais urgentes como as reformas administrativa e tributária.

 

Cena externa

 

Nos EUA, o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) decidiu manter manteve as taxas de juros entre 0% e 0,25%.

 

Nesta quarta, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), melhorou as projeções para a economia mundial e passou a ver uma recessão menos severa em 2020, embora a estimativa para 2021 tenha piorado.

VOLTAR IMPRIMIR