09 de Maio de 2019 - 14h:45

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em queda, pressionada por disputa EUA-China e Previdência

No dia anterior, o Ibovespa subiu 1,28%, aos 95.596 pontos.

Por: G1

O principal indicador da bolsa paulista, a B3, opera em queda nesta quinta-feira (9), pressionado pelo movimento negativo de ações com maior liquidez, como dos bancos, Petrobras e Vale, e receoso com a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Às 14h, o Ibovespa caía 1,17%, aos 94.476 pontos.

Também nesta quinta, a B3 anunciou que atingiu a marca histórica de 1 milhão de investidores pessoa física. O número foi registrado em abril, quando os cadastros ativos chegaram a 1.046.244. No fechamento de março, a B3 contava com 982 mil investidores dessa categoria.

Destaques

Por volta do mesmo horário, as ações da Petrobras caíam mais de 2%, enquanto Vale recuava cerca de 1,5%. Os bancos Itaú Unibanco e Bradesco também recuavam operavam no negativo, com Bradesco caindo mais de 2%.

As maiores baixas do pregão eram do Grupo Pão de Açúcar, de mais de 6% - o controlador Casino anunciou que estuda diferentes opções estratégicas na América Latina-, CSN e Braskem (quedas de mais de 4%).

Cenário externo e local

O movimento acompanha as baixas em Nova York, com os índices americanos no campo negativo. Ainda pesam sobre os mercados globais receios com a escalada de tensões comerciais entre EUA e China, destaca o Valor Online.

Na véspera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os chineses “quebraram o acordo” na negociação comercial e ameaçou não recuar da imposição de tarifas maiores sobre produtos da China a partir desta sexta-feira.

Na cena brasileira, o investidor opera sem descuidar das movimentações no xadrez político pela aprovação da reforma da Previdência. No dia anterior, com os mercados já fechados, houve momentos de tensão entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os deputados participantes da comissão especial da Câmara que analisa o texto.

Guedes também admitiu que há problemas na forma de comunicação do governo sobre o projeto. No entanto, na avaliação do secretário especial da Previdência e do Trabalho, Rogério Marinho, houve avanço na aceitação do tema.

 

Último pregão

 

No dia anterior, o Ibovespa subiu 1,28%, aos 95.596 pontos. Entre as maiores altas, a ação preferencial da Petrobras avançou 3,87%, após a companhia anunciar na véspera lucro de R$ 4,03 bilhões no primeiro trimestre. Entre as quedas, Vale recuou 1,41%, depois de informar queda de 22% nas vendas no 1º trimestre, em meio aos cortes de produção decorrentes do impacto da tragédia de Brumadinho.

Fora do Ibovespa, a ação ordinária da Taurus subiu 17,57%, e a preferencial avançou 23,51%, após decreto do presidente Bolsonaro que facilita a venda de armas e munições no país.

VOLTAR IMPRIMIR