17 de Janeiro de 2020 - 14h:42

Tamanho do texto A - A+

Bovespa opera em alta nesta sexta-feira

Na véspera, o Ibovespa encerrou o dia com avanço de 0,25%, a 116.704 pontos

Por: G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (17), com os investidores de olho nos dados do Produto Interno Bruto (PIB) da economia chinesa, que cresceu 6,1% em 2019 e com a Vale liderando entre as maiores altas do índice.

 

Às 14h03, o Ibovespa subia 0,82%, a 117.660 pontos.

 

Perto do mesmo horário, as ações da JBS subiam mais de 2,5%, enquanto as da Vale tinham mais de 2% de valorização.

 

Na véspera, a bolsa subiu 0,25%, a 116.704 pontos. Na parcial do mês, a bolsa acumula alta de 0,92%.

 

Externamente, investidores acompanham a divulgação do PIB da China pela Agência Nacional de Estatísticas do país. O crescimento de 6,1% em 2019 é o menor em 29 anos, mas ainda forte para os padrões globais, e dentro da meta fixada pelo governo. Esta foi a expansão mais fraca desde 1990.

No 4º trimestre, a taxa de crescimento ficou em 6%, mantendo o mesmo ritmo registrado no 3º trimestre. Já a produção industrial, investimento e vendas no varejo subiram mais do que o esperado em dezembro.

 

Além disso, a China deve lançar medidas de estímulo à economia, segundo declarações do chefe da Agência Nacional de Estatísticas, Ning Jizhe, nesta sexta. Segundo ele, o país irá manter uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente em 2020.

 

Ainda nesta sexta, os índices acionários da China fecharam em alta, em meio a mais sinais de resiliência na segunda maior economia do mundo, mas registraram queda na semana com realização de lucros após ganhos diante do otimismo com o acordo comercial com os Estados Unidos.

 

No Brasil

 

Internamente, os papéis da Vale exercem forte peso na alta do índice. Às 11h55, as ações ordinárias da empresa subiam 2,36%. Os futuros de minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, subiram depois que a Vale interrompeu as operações em uma mina chilena, destaca a Reuters.

 

O mercado também observa os dados da produção industrial do Brasil, divulgados nesta sexta pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade, o nível de utilização da capacidade instalada (UCI), ou seja, do uso do parque industrial, subiu para 78,2% em novembro de 2019. Este patamar representou uma alta de 0,3 ponto percentual na comparação com outubro.

 

Segundo a CNI, esse foi o maior nível desde agosto de 2018. Isso quer dizer que a ociosidade da indústria diminuiu.

 

Os dados da entidade mostram ainda que o faturamento real da indústria caiu 0,6% em novembro, enquanto as horas trabalhadas na produção (indicador de atividade) e o emprego no setor ficaram estáveis, todos indicadores na comparação com o mês anterior. Na parcial de 2019, o faturamento recuou 0,9%, as horas trabalhadas caíram 0,4% e o emprego industrial diminuiu 0,3%.

 

VOLTAR IMPRIMIR