17 de Agosto de 2018 - 13h:51

Tamanho do texto A - A+

Bovespa cai com incerteza eleitoral e tensões no exterior

Na véspera, o índice recuou 0,34%, a 76.818 pontos.

Por: G1

O principal índice de ações da bolsa brasileira opera em queda nesta sexta-feira (17), com preocupações sobre a corrida presidencial pesando nos negócios e tendo como pano de fundo preocupações com a situação na Turquia, segundo a Reuters.

 

Às 12h30, o Ibovespa caía 1,4%, a 75.741 pontos, caminhando para fechar a segunda semana consecutiva com queda acumulada. Veja mais cotações.

 

A lira turca voltou a recuar nesta sessão, contaminando outras moedas de mercados emergentes, conforme segue o impasse entre Turquia e Estados Unidos relacionado à libertação de um pastor norte-americano, o que tem resultado em sanções para o país turco.

 

Em nota a clientes, a equipe da consultoria de investimentos Lopes Filho destacou a renovação dos temores com a Turquia, acrescentando que as incertezas com o cenário eleitoral potencializavam a aversão a risco no mercado local.

 

Destaques

 

ITAÚ UNIBANCO PN caía 1,72% e BRADESCO PN recuava 2,17%, entre as maiores pressões de baixa, já que o setor figura entre os maiores pesos no Ibovespa e os mais sensíveis a expectativas sobre a corrida presidencial no país.

 

PETROBRAS PN cedia 2,01%, também contaminada por receios com o panorama eleitoral, apesar do avanço dos preços do petróleo no mercado externo. PETROBRAS ON perdia 1,46%.

 

B2W recuava 5,12%, entre as maiores quedas do Ibovespa, com o setor de consumo como um todo no vermelho.

 

ELETROBRAS PNB mostrava queda de 3,17%, após fortes ganhos recentes e tendo no radar decisão da estatal de energia de alterar o cronograma de desestatização de suas distribuidoras, reagendando o leilão da empresa que atua no Amazonas para 26 de setembro, ao passo que o certame das companhias com operações em Rondônia, Roraima e Acre segue mantido em 30 de agosto.

 

MARFRIG recuava 4% antes de entrar em leilão, tendo revertido os fortes ganhos do início da sessão após notícia de que Tyson Foods concordou em adquirir da empresa brasileira a processadora de frango com sede nos Estados Unidos Keystone Foods por US$ 2,5 bilhões. Conforme disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto, acordo foi assinado pelo acionista controlador da Marfrig, Marcos Molina, na noite de quinta-feira. Na máxima do dia, a ação da Marfrig chegou a subir 8,28%.

 

VALE subia 1,3%, na esteira do avanço do preço do minério de ferro à vista na China.

 

Último pregão

 

Na véspera, o índice recuou 0,34%, a 76.818 pontos, diante da notícia de que Estados Unidos e China retomarão negociações, o que pode aliviar as tensões comerciais entre os países, mas também da piora das relações americanas com a Turquia.

VOLTAR IMPRIMIR