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Campanha de mediação vai até dia 30

Diário do Comércio

Brasília – Os donos de pequenos negócios que desejam solucionar conflitos sem acionar a Justiça podem contar com o serviço on-line e gratuito da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), que integra a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

Até o fim deste mês, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a CACB, realiza uma campanha nacional de mediação para atender, com maior rapidez e sem custos, empresários de todo o País que estejam envolvidos em questões no valor de até R$ 20 mil. Para isso, basta acessar a plataforma on-line no endereço eletrônico https://cacb.org.br/cbmae-online/ e seguir o passo a passo das orientações.

 

Com os impactos da pandemia muitas micro e pequenas empresas ainda enfrentam dificuldades para honrar os compromissos financeiros, enquanto os consumidores também sofrem com o peso da inflação e com a alta dos juros. Em Rio Branco, no Acre, o sócio administrador da imobiliária Arras Imóveis, Jurilande Filho, recorreu à mediação online para resolver conflitos relacionados aos contratos de locação realizados pela empresa. Diante da crise, muitos inquilinos ficaram inadimplentes e a mediação é a solução encontrada pela imobiliária para resolver os problemas de forma mais simples, amigável e rápida. Ele conta que, pela primeira vez, utilizou a plataforma online da CBMAE e sem nenhum custo para a empresa.

 

“Foi um processo muito dinâmico e tranquilo pela internet que permitiu que rapidamente resolvêssemos a questão. Primeiro participamos de uma reunião prévia com as partes para entender a situação e, no mesmo dia, foi marcado um encontro para a conciliação poucos dias depois”, explicou o empresário.

 

Recuperação judicial – Dados divulgados recentemente pela Serasa Experience apontaram que as micro e pequenas empresas (MPEs) lideram os pedidos de recuperação judicial no Brasil. Dos 60 pedidos em outubro, deste ano, 32 foram solicitados pelos pequenos negócios; 22 por médias empresas e apenas seis por grandes empresas. O setor de serviços é o que mais apresenta pedidos de recuperação. O número de solicitações manteve-se estável em comparação com setembro, mas a expectativa é que deve aumentar no início do ano após o período mais favorável do final do ano para os negócios.

 

De acordo com o Sebrae, a mediação pode ser uma alternativa viável para os pequenos negócios, com segurança e menos onerosa do que buscar a judicialização, mesmo que em juizados de pequenas causas. “Queremos que as micro e pequenas empresas conheçam a mediação porque, além de ser um processo legalizado com força jurídica, apresenta métodos mais ágeis, rápidos sem perder a eficiência, pois alcança sucesso em 80% dos casos”, ressaltou o presidente do Sebrae, Carlos Melles. (ASN)

 

Imagem: Freepik


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

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