Igreja Batista Getsemâni

Bovespa opera em forte alta após tombo na véspera

Na segunda-feira, bolsa desabou e fechou em queda de 13,92%.

G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em forte alta nesta terça-feira (17), após mais um tombo na véspera, quando chegou a ter os negócios interrompidos logo na abertura. O movimento da bolsa paulista segue os ganhos nos mercados dos Estados Unidos, onde o presidente Donald Trump anunciou novas medidas contra a pandemia de coronavírus.

 

Às 16h30, o Ibovespa tinha alta de 4,52%, a 74.387 pontos.

 

Na segunda, o Ibovespa fechou com queda de 13,92%, a 71.168 pontos. No acumulado no ano, a perda na bolsa chega a 38,46%.

 

Nos EUA, o governo de Donald Trump anunciou que pretende enviar cheques aos cidadãos para aliviar as consequências econômicas da pandemia. O secretário do Tesouro Steven Mnuchin disse que o governo está estudando o envio desse dinheiro nas próximas duas semanas.

 

Já o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) anunciou que vai voltar a comprar título de dívida empresarial de curto prazo para aliviar os mercados de crédito.

 

"Os governos estão intensificando sua resposta ao surto de coronavírus, o que está permitindo aos mercados a chance de se recuperar nesta terça-feira", avaliou o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa do London Capital Group, em nota a clientes, segundo a Reuters.

 

Já o banco central do Japão fez nesta terça sua maior injeção de fundos em dólar desde 2008, enquanto os oito maiores bancos norte-americanos disseram na noite da véspera que irão acessar conjuntamente fundos da chamada "janela de desconto" do Federal Reserve.

 

França, Itália e Espanha proibiram vendas a descoberto. Nas Filipinas, a bolsa de valores fechou por período indeterminado e as negociações de moedas e títulos foram suspensas. O BC da Turquia antecipou e cortou sua principal taxa de juros em 1 ponto percentual.

 

Expectativa de corte de juros no Brasil

 

No Brasil, as atenções da semana se voltam para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que anuncia na quarta-feira (18) a nova taxa básica de juros. Com a decisão do Fed, aumentam as apostas do mercado de um novo corte na Selic, atualmente em 4,25%.

 

O mercado reduziu para 1,68% a estimativa de crescimento do PIB em 2020, segundo o boletim Focus do BC, divulgado nesta segunda. Os analistas também passaram a prever um corte da taxa básica de juros nesta semana, dos atuais 4,25% para 4% ao ano.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://ersadvocacia.com.br