Igreja Batista Getsemâni

Bovespa passa a cair nesta quarta-feira

Na véspera, a bolsa fechou em queda de 1,26%, a 107.059 pontos.

G1

O principal índice da bolsa de valores brasileira, a B3, passou a operar em queda nesta quarta-feira (27), na contramão do bom humor nos mercados externos, e com investidores esperando um dia mais tranquilo após a forte queda da véspera, guiada pelas preocupações relacionadas à desvalorização do real frente ao dólar.

 

Às 13h38, o Ibovespa tinha queda de 0,50%, a 106.528 pontos.

 

Na véspera, a bolsa fechou em queda de 1,26%, a 107.059 pontos, no segundo dia seguido de perdas. No ano, porém, o Ibovespa acumula ganhos de quase 22%.

 

Analistas apontam que a volatilidade no mercado deve continuar, diante do impacto da alta do dólar nas perspectivas de inflação e, consequentemente, na duração do ciclo de corte de juros.

 

Expectativas

 

Pesquisa da Reuters aponta que os investidores continuam estimando uma alta de cerca de 20% do Ibovespa até o final do próximo ano, com o índice chegando a 130 mil pontos até o final de 2020.

 

Com isso, apenas os mercados acionários de Brasil, China e México deverão apresentar ganhos de dois dígitos no período.

 

"Mercados emergentes continuam a ser os principais beneficiários de uma melhoria na confiança dos investidores, conforme a incerteza comercial e a desaceleração da economia chinesa parecem estar diminuindo", disseram analistas do UBS, citando que estão fechando posição "underweight" sobre ações de mercados emergentes.

 

Enquanto isso, para o restante do mercado global, analistas esperam uma continuação do movimento de valorização, embora muito desse movimento dependa de progresso real nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

 

Uma pequena maioria de analistas, corretores e estrategistas consultados pela Reuters - 53 de 102 - disseram que os riscos para suas previsões estão ajustados para um viés mais otimista em relação à pesquisa anterior de agosto, quando uma clara maioria de 69 de 97 entrevistados relataram visão mais pessimista.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://ersadvocacia.com.br