Igreja Batista Getsemâni

Bovespa opera instável, pressionada por tensão comercial entre EUA e China

Na véspera, a bolsa encerrou o dia em alta de 0,31%, a 102.125 pontos.

G1

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, opera com instabilidade nesta sexta-feira (2), influenciado pelo viés negativo nas bolsas externas por preocupações com o embate comercial entre os Estados Unidos e a China.

 

Lá fora, as bolsas da China e da Europa têm queda, com os investidores buscando cobertura depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai adotar novas tarifas sobre a China citando falta de progresso nas negociações comerciais.

 

Às 14h38, o Ibovespa tinha queda de 0,12%, a 102.003 pontos. Veja mais cotações.

 

As ações da Petrobras eram destaque entre as maiores altas do Ibovespa, após a companhia reportar lucro recorde no segundo trimestre, puxado pela venda da TAG. Perto do mesmo horário, as ações preferenciais da companhia subiam mais de 3%.

 

Na véspera, a bolsa encerrou o dia em alta de 0,31%, a 102.125 pontos. Na mínima do dia até o momento, o índice chegou a 101.667 pontos. Na máxima, foi a 103.180 pontos.

 

Guerra comercial

 

Encerrando abruptamente uma trégua comercial temporária entre os dois países, Trump disse que vai impor tarifas de 10% sobre US$ 300 bilhões em exportações chinesas para os EUA a partir de 1º de setembro.

 

Notícia da Bloomberg de que Trump fará uma declaração sobre o comércio com a União Europeia às 14h45 (horário de Brasília) também ajudava a aumentar a pressão sobre os investidores.

 

"O anúncio servirá apenas para criar uma pressão adicional de queda na confiança empresarial", disse Mark Haefele, diretor de investimentos da UBS Global Wealth Management, em nota. "Se as empresas pararem de contratar (como resultado), isso aumentará muito o risco de uma recessão".

 

Pequim vai adotar contra-medidas se as tarifas dos EUA forem em frente, disse nesta sexta-feira o Ministério das Relações Exteriores chinês.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://ersadvocacia.com.br