Igreja Batista Getsemâni

Bovespa termina o dia em queda, puxada por forte recuo da Vale com CPI sobre Brumadinho

O Ibovespa recuou 0,72%, aos 100.605 pontos.

G1

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, fechou em queda nesta terça-feira (2), puxada pelo forte recuo das ações da Vale em meio a notícias sobre investigações sobre o desastre em Brumadinho (MG). O mercado reagiu ainda ao cenário externo mais desfavorável neste pregão, enquanto expectativas sobre a reforma da Previdência permaneceram sob as atenções dos investidores internamente.

 

O Ibovespa recuou 0,72%, aos 100.605 pontos.

 

Tombo da Vale

 

Perto do fechamento, o papel da Vale caía mais de 4%, após divulgação de detalhes do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investigou o rompimento de uma barragem da mineradora em Brumadinho (MG) em janeiro. Mais cedo, a ação da Vale chegou a subir a R$ 54,16, maior cotação intradia desde 24 de janeiro, segundo a Reuters.

 

Profissionais da área de renda variável chamaram atenção particularmente para algumas medidas recomendadas no documento como proibição de barragens de rejeitos de mineração e resíduos industriais, além elevação de impostos calculados sobre a produção mineral e ampliação da lista de crimes ambientais.

 

Analistas do Bradesco BBI liderados por Thiago Lofiego afirmaram não acreditar que as propostas altamente punitivas em questão se concretizem, mas avaliam que a legislação do setor de mineração provavelmente mudará no Brasil, conforme relatório distribuído a clientes.

 

Uma das propostas no relatório destacada por agentes de mercado é a aplicação de uma mesma sistemática do setor de petróleo no de mineração, com a criação uma participação especial, que no caso do segmento de petróleo varia de 10% a 40% da receita líquida das companhias em campos de alta rentabilidade.

 

"Em nossa recente viagem a Brasília, sentimos que as discussões estão de fato esquentando em direção a royalties de mineração mais altos, embora o número mais alto que ouvimos tenha sido de 10%, enquanto 4-8% foi o intervalo mais frequente", afirmaram.

 

Os analistas do Bradesco BBI calcularam que para cada 1% de alta nos royalties, o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Vale seria afetado negativamente em 1,5%. No caso da CSN, também entre as maiores quedas do Ibovespa, o efeito negativo seria de 0,5%.

 

Além das propostas, o relatório também recomendou o indiciamento do diretor-executivo de Finanças da Vale, do ex-CEO da mineradora e de outros executivos.

 

A Petrobras também recuou, acompanhado a forte baixa nos preços do petróleo. Os papéis do Itaú e do Bradesco também tiveram dia de perdas, ajudando a puxar o Ibovespa para baixo devido ao peso importante que têm sobre a composição do índice.

 

Previdência

 

Nesta tarde, foi iniciada a apresentação da nova versão reforma da Previdência em comissão da Câmara. A expectativa é que o relator Samuel Moreira leia seu parecer atualizado para que a votação ocorra nos próximos dias. Mais cedo, terminou sem acordo uma reunião para tentar reincluir estados e municípios na reforma.

 

"Sem liquidar o assunto na comissão especial até quinta-feira, a votação (da reforma) em plenário em julho fica praticamente impossível", avalia a equipe da XP Investimentos, conforme nota a clientes, citando o recesso parlamentar.

 

Para a equipe da Coinvalores, a falta de consenso sobre a inclusão ou não dos estados e municípios no texto pode atrasar a leitura e, consequentemente, a votação do texto, o que entra na conta dos ruídos de curto prazo que podem pesar na bolsa.

 

Exterior

 

Nesta terça, o otimismo em torno das discussões comerciais entre os Estados Unidos e a China perdia força, destaca a Reuters, abrindo espaço para ajustes, além de o governo norte-americano ameaçar produtos da zona do euro com tarifas adicionais.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://ersadvocacia.com.br