Igreja Batista Getsemâni

Percentual de famílias endividadas sobe pela 1ª vez no ano em julho

Dados da CNC mostram, no entanto, que famílias não estão tendo mais dificuldade em pagar as dívidas.

G1

 

O percentual de famílias brasileiras endividadas cresceu pela primeira vez no ano em julho. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 59,6% das famílias tinham dívidas no mês passado - em junho, essa fatia era de 58,6%.

 

Na comparação com julho do ano passado, no entanto, houve queda no endividamento: naquele mês, eram mais de 60% as famílias com dívidas.

 

O cartão de crédito é o maior vilão das contas: entre as famílias endividadas, 77% disseram ter contas a pagar nessa modalidade - que, em geral, tem os maiores juros do mercado. Em seguida, vêm os carnês (13,9%) e, em terceiro lugar, o financiamento de carro (10,6%). O financiamento da casa foi mencionado por 8,6%.

 

Segundo os dados da CNC, 13,2% das famílias se dizem muito endividadas, enquanto 22,6% disseram estar 'mais ou menos' e 23,8% declararam ter poucas dívidas.

 

As famílias, no entanto, não estão demonstrando maior dificuldade em pagar suas dívidas. A proporção das que estão com dívidas ou contas em atraso ficou estável na passagem de junho para julho, em 23,7%. A taxa também é menor que a registrada em julho de 2017, quando estava em 25,5% do total.

 

A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://ersadvocacia.com.br