Igreja Batista Getsemâni

Bancos vão elaborar planos para superar crises

EXAME

Os grandes bancos no Brasil terão que elaborar planos de recuperação para momentos de crise.O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve aprovar como será a elaboração desses planos para que a medida entre em vigor.

Mas as instituições financeiras só terão que fazer a divulgação em seus sites, de forma sucinta, em 2018, de acordo com o Banco Central (BC).

Antes disso, as metas elaboradas pelos bancos serão enviados exclusivamente às autoridades reguladoras, como o BC.

A ideia é que esses planejamentos sejam feitos pelos bancos considerados sistemicamente importantes, ou seja, são instituições que, se quebrarem, afetam outras empresas e a economia do país.

Essas instituições são chamadas de “grandes demais para quebrar” e o assunto foi discutido no Seminário Internacional de Planejamento da Recuperação e da Resolução Bancária, realizado ontem e hoje (17), no Banco Central, em Brasília.

Crise financeira internacional

O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural do BC, Sidnei Corrêa Marques, disse que a adoção de um planejamento eficiente para recuperação em situações de desequilíbrio surgiu durante a crise financeira internacional, iniciada em 2008.

Para ele, a crise gerou duas lições. Uma delas é que “não é possível esperar a crise acontecer para se preparar”.

“A segunda é que não apenas as autoridades, mas também as próprias instituições financeiras devem estar preparadas de forma que possam dar os primeiros passos na direção da solução do problema”, acrescentou o diretor, no encerramento do seminário.

Ele disse, ainda, que os planos de recuperação irão ajudar o BC com a ampliação de cenários e serão úteis também para fundos garantidores que “irão se beneficiar da maior previsibilidade”.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

Visite o website: http://ersadvocacia.com.br