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Baixa renda puxa primeira queda na busca por crédito após cinco altas seguidas, aponta Serasa Experian

Indicador Serasa Experian

Após ter registrado cinco altas consecutivas nas variações mensais, a demanda dos consumidores por crédito registrou queda em agosto. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, a quantidade de pessoas que, em agosto de 2009, buscaram crédito junto aos bancos, financeiras, crediários, cartões de crédito, etc. foi 0,3% inferior ao verificado no mês de julho/09. Foi a primeira taxa mensal de crescimento negativo desde fevereiro de 2009. Naquele mês houve queda de 10,5% ante janeiro/09 com a procura dos consumidores por crédito sofrendo ainda os impactos adversos da crise financeira internacional.

Segundo os técnicos da Serasa Experian, apesar da queda mensal de agosto/09, tal fato não pode ser caracterizado como uma reversão de tendência. Prova disto é notarmos que o recuo de 0,3% em agosto não foi suficiente para diminuir a taxa de expansão anual da demanda do consumidor por crédito, isto é, na comparação com o mesmo mês do ano passado (agosto/08). Pelo contrário, na passagem de julho/09 para agosto/09, a taxa anual de crescimento da demanda do consumidor por crédito subiu de 3,5% para 4,2%.

De qualquer forma, foi determinante para a variação mensal negativa em agosto o comportamento observado pelas camadas de menores rendimentos da população. A demanda por crédito recuou 1,9% para os consumidores com rendimento mensal de até R$ 500,00; caiu 1,2% para os consumidores que ganham entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00 por mês; e recuou 0,1% para aqueles com rendimento mensal entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00.

Por distribuição geográfica, as regiões de menor renda per capita (Norte e Nordeste) lideraram a queda da procura dos consumidores por crédito em agosto, caindo 13,6% e 3,8%, respectivamente.

No acumulado do ano prossegue a tendência de recuperação da procura dos consumidores por crédito. De janeiro a agosto houve queda de 4,1% na demanda dos consumidores por crédito, melhorando em relação à queda de 5,3% no acumulado dos primeiros sete meses de 2009.

Análise por região

No acumulado de janeiro a agosto de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado, todas as regiões ainda apresentam queda na procura dos consumidores por crédito. A maior delas foi verificada na região Nordeste (-5,9%), seguida pelo Sudeste (-4,5%). As demais regiões - Centro-Oeste, Sul e Norte - seguem com variações negativas bem próximas, ao redor de - 2,6%.

Análise por classe de renda pessoal mensal

Por fim, na variação acumulada dos primeiros sete meses de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008, a baixa renda (pessoas com ganhos mensais de até R$ 500,00) continua como destaque de queda na procura dos consumidores por crédito (recuo de 10,9%). As demais camadas de renda estão com variações acumuladas anuais muito próximas, oscilando entre - 2,7% e - 4,6%.

Metodologia do indicador

Consumidor

Construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, cerca de 11,5 milhões, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O início é 2008. O novo indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. 

Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito, lançado em 17 de março de 2009, nasce sob a marca Serasa Experian, que conjuga a força do nome Serasa no mercado brasileiro com a liderança mundial da Experian.

A Experian é líder global no mercado de informações, atuante em mais de 65 países de todos os continentes. Adquiriu o controle acionário da Serasa em junho de 2007. A partir da consumação do negócio, as duas empresas integraram pessoas, expertises, soluções e agora apresentam uma marca que representa uma identidade única. Uma já tinha amplo e profundo conhecimento do mercado brasileiro; a outra veio com experiência de atuação em mercados mais maduros. Hoje, a Serasa Experian oferece as mais modernas e inovadoras soluções de informação para apoiar validação de dados, decisões de crédito e de marketing direto, a empresas de todos os segmentos da economia, e de todos os portes.

Os 400 mil clientes da Serasa Experian, que demandam cerca de 4 milhões de consultas por dia, em todo o Brasil, para realizar seus negócios com segurança, continuam contando, mais do que nunca, com a tradição, o pioneirismo e a sólida credibilidade da maior empresa do mercado de soluções de informações da América Latina.

A Serasa Experian reafirma o seu compromisso de gestão comprometida com a máxima qualidade para seus 2.600 profissionais, seus clientes, seus acionistas, seus fornecedores e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável.


Fonte: ERS Consultoria & Advocacia

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