01 de Novembro de 2011 - 15h:16

Tamanho do texto A - A+

Grupo pioneiro em serviços na área ambiental tem pedido deferido

Por: O Documento

O juiz Cleber Luiz Zeferino de Paula deferiu o pedido de recuperação judicial do Grupo Refloresta Reflorestadora de Alta Floresta, que possui um passivo de quase R$ 19 milhões. Composto por três empresas, o grupo é pioneiro na prestação de serviços na área ambiental, com finalidade exclusiva de reflorestamento de espécies no estado de Mato Grosso.

Integrado pelas empresas Refloresta, Asseflora e Industeca, o grupo fez um grande investimento a longo prazo em um de seus segmentos, mas não conseguiu suporte financeiro até que esse investimento começasse a dar o retorno ideal.

“A Industeca desenvolveu o ‘Painel de Teca Tipo Mosaico’, produto que hoje tornou essa madeira conhecida no mercado nacional. Porém, por ser um produto novo, o mesmo só começou a ter uma escala de consumo e algum retorno financeiro a partir do ano de 2007, mesmo assim ainda com uma margem de lucratividade estreita”, informa o advogado da ERS, Eduardo Henrique Vieira Barros.

Segundo o advogado, a empresa acabou entrando num círculo vicioso de empréstimos e endividamentos que levaram a atividade à situação de crise. “Não restou alternativa a não ser socorrer-se junto ao Poder Judiciário por meio da recuperação judicial”, explica.

O juiz, em sua decisão, nomeou um administrador judicial, além de determinar a dispensa da apresentação de certidões negativas para que a empresa possa exercer suas atividades, assim como a suspensão de todas as ações ou execuções contra o Grupo Refloresta.

História

A Refloresta Reflorestadora Ltda é uma empresa genuinamente mato-grossense que foi fundada no ano de 1994 com sede no município de Alta Floresta - MT, tendo como objetivo principal o reflorestamento.

A ideia de criação da empresa surgiu com o advento da não mais obrigatoriedade de recolhimento da reposição florestal através da modalidade FUNDÃO (recolhimento direto aos cofres do IBDF, hoje IBAMA), podendo ser feito essa reposição, através de créditos de plantios (reflorestamento) com espécies comprovadamente de finalidades madeiráveis, criadas pela Asseflora.

Em 2001 foi criada a empresa Industeca, a primeira Indústria mato-grossense com o objetivo de operar com madeira 100% de reflorestamento, fato considerado um marco histórico para o setor florestal do Estado de Mato Grosso.

VOLTAR IMPRIMIR

CONFIRA TAMBÉM NESTA SEÇÃO: