11 de Setembro de 2007 - 16h:28

Tamanho do texto A - A+

Centro de atendimento ao cliente facilita relacionamento entre Estado e sociedade

Representantes da Superintendência do Centro Integrado de Atendimento ao Cliente (SCIAC) explanaram sobre a missão, atribuições, estrutura organizacional, produtos e projetos do setor aos novos agentes e técnicos da área instrumental do Governo do Estado lotados na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Conforme informou a superintendente da SCIAC, Ana Maria Brandão, o Centro foi instituído pela Lei 8.247/2004, com a finalidade de atender o cliente (sociedade, contribuintes, contabilistas, fornecedores, órgãos/entidades e servidores) e prestar informações sobre a receita e o gasto públicos, com atendimentos por telefone, de forma presencial e virtual.

Além disso, destacou ela, a SCIAC funciona como um canal de relacionamento, ao informar aos cidadãos sobre o gasto e receita e promover a articulação da Sefaz com os clientes. “A unidade tem como competência propor e viabilizar a implementação de políticas, diretrizes e práticas de gestão de atendimento e interação com o cliente na Sefaz, com foco na realização da receita, qualidade do gasto e satisfação dos cidadãos”, salientou a superintendente, acrescentando que o Centro é composto pelas assessorias de Relacionamento com a Sociedade (ARS) e de Serviços Fazendários (ASF), e pela Agência Fazendária Virtual (AFV).

Ana Maria mencionou também algumas evidências de melhorias viabilizadas pela SCIAC, entre elas a criação da Ouvidoria Setorial e implantação do Sistema de Gestão de Demandas.

O assessor de Serviços Fazendários, Mário Márcio Lopes, comentou sobre as unidades desconcentradas de atendimento disponibilizadas pela Sefaz. O órgão dispõe de 13 agências fazendárias pólos e 62 satélites; 32 Unidades de Serviços Municipais (USM’s); e um espaço de Informação Fiscal presencial e telefônica.

Já o gerente da Agência Fazendária Virtual, Júlio Leite Junior, destacou que este serviço funciona como uma ferramenta a mais para os contribuintes e contabilistas, uma vez que podem fazer consultas, emitir documentos para pagamento e acessar diversos serviços. A Agência Fazendária Virtual está disponível no portal da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br).

A SCIAC desenvolve também atividades com foco na consciência cidadã fazendária, com a finalidade de promover a reflexão sobre responsabilidade social, fiscal e cidadã junto aos servidores fazendários, contabilistas e contribuintes. O coordenador na iniciativa, Odenor Aquino da Silva, falou sobre o assunto aos novos servidores.

“A idéia é estimular servidores, contribuintes e contabilistas a participarem de movimentos sociais, de audiências públicas para discussão de questões orçamentárias e sobre outros assuntos. Além disso, a intenção é conscientizá-los também da necessidade de cobrar providências”, comentou, ressaltando que o Governo do Estado vai oferecer curso à distância de disseminadores em consciência fiscal. Os interessados devem fazer a reserva da vaga no site www.sad.mt.gov.br.

Finalizaram a apresentação da SCIAC, o assessor de Relacionamento com a Sociedade, Benedito Nery Guarim Strobel e o sub-ouvidor setorial da Sefaz, Alberto Ferreira de Morais. O primeiro falou sobre sistema de gestão na administração pública e as atribuições do servidor público.

Já Alberto explanou sobre a função da Ouvidoria Setorial Fazendária, vinculada à Ouvidoria Geral do Estado. “A Ouvidoria da Sefaz tem a missão de mediar conflitos, receber denúncias, reclamações e sugestões”, ressaltou. A Ouvidoria Setorial possui os seguintes canais de atendimento: telefone (65 - 3617-2750), e-mail (ouvidoria@fazenda.mt.gov.br) ou pelo site da Ouvidoria do Estado (www.mt.gov.br), link fale conosco.

Na quarta-feira, os novos funcionários fazendários fizeram também visita técnica na sede na Sefaz, em Cuiabá. Eles foram conduzidos pelas servidoras da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho (GQVT), Gabriela Lima Costa Rodrigues Duzanowski e Suzete Terezinha da Silva.

ORIENTAÇÃO

O curso de formação começou dia 27 de agosto. Foram 40 horas de treinamento, no qual os novos servidores fazendários receberam orientação sobre a estrutura organizacional da Sefaz, ética na administração pública, assiduidade, Lei de Carreiras, qualidade de vida no trabalho, gestão de documentos, política tributária, tecnologia da informação, segurança digital e gestão financeira.

O evento foi voltado aos 91 agentes e técnicos da área instrumental nomeados em maio. A iniciativa foi da Coordenadoria Geral de Desenvolvimento Profissional, por meio da Gerência da Escola Fazendária.


 
Fonte: Sefaz-MT
VOLTAR IMPRIMIR