24 de Agosto de 2007 - 10h:21

Tamanho do texto A - A+

Presidente da OAB vai aos EUA discutir ações contra lavagem de dinheiro

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, se reunirá nesta quinta-feira (23/8) com dirigentes de diferentes áreas do Departamento de Estado do governo norte-americano para a discussão de temas de grande interesse dos dois países: ações efetivas contra a lavagem de dinheiro, o tráfico de pessoas e o conjunto democracia, direitos humanos e trabalho.

Os encontros integram a segunda etapa da viagem do presidente da OAB aos Estados Unidos, para conhecer a atuação e funcionamento do Judiciário norte-americano. Todas as reuniões serão realizadas no complexo de edifícios do Departamento de Estado do governo, em Washington.

Ainda nesta quinta, Cezar Britto encontra-se com Jennifer Showell, assessora para assuntos de lavagem de dinheiro, do Bureau Internacional de Narcóticos. Mais tarde, encontro será com Mark Taylor, coordenador sênior do Escritório de Monitoramento e Combate ao Trafico de Pessoas. Esse e um dos temas de maior interesse do Brasil, que hoje se depara com graves problemas decorrentes do tráfico de trabalhadores escravos e de mulheres para fins sexuais. E, para finalizar, Britto encontra-se com Therese Tracy, do Bureau de Democracia, Direitos Humanos e Trabalho.

Essa é a segunda e última etapa da viagem de Britto aos EUA. Antes de Washington, o presidente nacional da OAB esteve em Atlanta, onde conheceu o funcionamento da Justiça, presenciou julgamentos e reuniu-se com a diretoria da Ordem dos Advogados da Geórgia. Nesta sexta-feira (24/8), Britto se encontrará com o advogado Robert Stapleton, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Nessa reunião, o presidente da OAB quer conhecer o acesso que imigrantes brasileiros tem tido a advogados e a garantia ao direito de defesa quando esses estiverem em situação ilegal nos EUA. Esse tema foi escolhido por Britto para ser debatido com o governo dos Estados Unidos.

Fonte: Última Instância
VOLTAR IMPRIMIR