26 de Junho de 2007 - 18h:08

Tamanho do texto A - A+

OAB debate Novo Código Ambiental de Mato Grosso

Por: OAB-MT

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso recebeu a sociedade civil organizada na sexta-feira (22), em audiência pública para debater o Novo Código Ambiental de Mato Grosso. Os participantes puderam sugerir alterações na redação pertinente a Gestão Florestal do Estado. “A Comissão de Meio Ambiente da OAB tem atuando efetivamente nas questões ambientais e marcado posição na defesa do direito coletivo”, afirmou Francisco Faiad, presidente da OAB/MT, que abriu os debates.

A Comissão de Meio Ambiente da OAB compõe o Grupo de Trabalho criado pelo governador Blairo Maggi, para aperfeiçoar o código ambiental em vigor. “A atual legislação foi elaborada de forma apressada, resultando em diversos conflitos e falhas na sua aplicação”, afirmou o presidente da Comissão da OAB/MT, Leonardo Pio da Silva Campos.

O trabalho em equipe, proposto pelo governador, visa identificar os conflitos que possam existir nas interpretações da lei federal e estadual. Além da OAB, compõe o Grupo de Trabalho: Ministério Público Federal e Estadual, Sema, Assembléia Legislativa, Famato, Fiemt e Ibama e OAB. 

No entendimento do senador Jonas Pinheiro, o momento é de instabilidade jurídica ambiental. “O Código necessita de mudanças e esse apoio da sociedade é muito importante”, ressaltou.

As alterações propostas pela Comissão de Política Florestal da OAB foram apresentas pelo relator Alcides Batista de Lima Neto.  As modificações referem-se ao manejo florestal; às áreas de preservação permanente; as modalidades de compensação de áreas florestais e sobre a reserva indígena – a obrigatoriedade de licenciamento ou não; sobre a autorização de desmate  entre outros.

Estiveram presentes na audiência pública, o vice-presidente da OAB/MT, José Guilhen, o promotor,  Domingos Sávio de Arruda, o presidente da Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Amef), Sandro Andreani, a coordenadora do GTSA da Sema, Jussara Oliveira, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Famato, Vicente Falção, o superintendente da SICME, José Juarez Faria, a conselheira estadual da OAB, Ana Lúcia Stafanello, o tesoureiro da CAA/MT, Eduarti Fraga e outros.

VOLTAR IMPRIMIR