10 de Maio de 2007 - 14h:46

Tamanho do texto A - A+

Lucros dos bancos cresce, mas diminui a rentabilidade

Por: Valor Online

Bradesco, Itaú, Unibanco, ABN AMRO Real e Santander Banespa, os cinco maiores bancos privados que já divulgaram os resultados do primeiro trimestre, tiveram um aumento de 28% no lucro líquido, apoiados no aumento das operações de crédito. Uma performance expressiva, já que os juros estão em queda. Essa redução das taxas de juros começa, porém, a reduzir a margem financeira e a rentabilidade das instituições.

No caso do Bradesco, a rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio recuou de 30% em março de 2006 para 26,2% em março passado. No Itaú, a taxa caiu de 35,1% para 30,5%, também influenciada pelo aumento de 50,26% no seu patrimônio, alavancado pela emissão de ações feita para pagar a compra do BankBoston. Já o Unibanco conseguiu ampliar sua rentabilidade de 21,9% para 22,6%. "A queda da Selic está afetando a rentabilidade", disse o diretor de controladoria do Itaú, Silvio de Carvalho.

A estratégia dos bancos para alimentar bons resultados tem sido o aumento do crédito e a ênfase em linhas de maior retorno, mas também mais garantidas, como o crédito para pessoas físicas e pequenas e médias empresas.

VOLTAR IMPRIMIR