09 de Junho de 2011 - 14h:56

Tamanho do texto A - A+

Toyota prevê retomada de vendas na Europa

Por: Valor Online

A Toyota voltará, dentro de dois anos, aos níveis de vendas de mais de 1 milhão de automóveis na Europa, volume que ela atingiu antes da crise financeira global iniciada em 2008. A afirmação foi feita ontem pelo presidente regional da montadora japonesa, Didier Leroy.

Leroy, presidente e principal-executivo da Toyota Motor Europe, também disse que a companhia caminha para recuperar a produção de 40 mil veículos que ela perdeu na Europa, depois do terremoto seguido de tsunami no Japão ocorrido em março.

"Começaremos a crescer no mercado pan-europeu", disse ontem o presidente da montadora em uma entrevista ao "Financial Times". "Não há absolutamente motivo nenhum para a Toyota vender menos que 1 milhão de carros na Europa", afirmou Leroy. Segundo ele, as vendas da companhia na região deverão superar novamente a marca de 1 milhão de um unidades no ano que vem ou em 2013.

As vendas da Toyota na Europa, incluindo os países da ex-União Soviética, atingiram pela primeira a vez a marca de 1 milhão de unidades em 2005, batendo o recorde de 1,2 milhão em 2008, para depois cair acentuadamente durante a crise financeira e uma série de "recalls" que abalaram a reputação da montadora japonesa.

A Toyota vendeu 808 mil automóveis na Europa e Rússia no ano passado, mas este ano as vendas serão "muito maiores que isso", disse Leroy, sem no entanto fornecer um número específico. A montadora deverá divulgar suas previsões de vendas globais somente amanhã.

A meta de 1 milhão de unidades é ambiciosa, diante da estagnação do mercado automobilístico europeu, um dos mais brutalmente competitivos do mundo, mesmo em períodos de crescimento econômico. A montadora japonesa historicamente nunca conseguiu se conectar aos consumidores europeus da mesma maneira que conseguiu em outros mercados, especialmente os Estados Unidos.

A Toyota e sua marca de luxo Lexus formam a nona maior montadora da Europa Ocidental, com uma participação de mercado de cerca de 4,5%. A produtora sul-coreana Hyundai e sua marca irmã Kia, venderam mais que a Toyota no ano passado, tornando-se a maior montadora asiática a operar na Europa.

Leroy disse que a Toyota está estabelecendo metas exigentes e almejando "crescer de uma maneira lucrativa", em parte para dar apoio aos seus revendedores. "Se você é um comerciante varejista no Reino Unido ou qualquer outra parte da Europa, não pode ficar satisfeito com a marca quando sua meta cai a cada ano", disse o executivo.

Este ano a montadora japonesa pretende lançar dois veículos - o Lexus CT200h, um pequeno híbrido, e uma nova versão de seu pequeno modelo Yaris -, como parte de um plano de revitalização de sua linha de modelos. No mês de março, a Toyota concedeu às suas operações europeias e outras operações regionais mais controle sobre as tomadas de decisões. A sede das operações europeias, em Bruxelas, agora lidera o desenvolvimento global dos modelos bem pequenos e compactos "A", "B" e "C" da Toyota.

VOLTAR IMPRIMIR