19 de Abril de 2007 - 15h:40

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Tentativas de fraudes aumentam 92% em 2006

Já as perdas provocadas por empresas golpistas atingiram o montante de R$ 60 milhões no mesmo ano.

Por: InfoMoney

O número de tentativas de golpes efetuados por empresas ilícitas aumentou 92% em 2006, na comparação com o ano anterior, de acordo com levantamento da Serasa baseado em seus sistemas anti-fraudes.

As perdas ocasionadas pelas empresas fraudadoras totalizaram R$ 60 milhões. O percentual de alertas emitidos também registrou aumento significativo em 2006, ante 2005, de 27%.

Para o diretor de Produtos da Serasa, Laércio de Oliveira Pinto, a fraude é um fenômeno recorrente que sempre existiu e continuará existindo. "A fraude é um fenômeno que é impossível extinguir. Mas a tecnologia desenvolvida e disponível hoje permite reduzi-la significativamente", diz.

Segmentos

Dentre os segmentos mais utilizados por empresas fraudadoras, como "fachada" para aplicação de golpes, estão o comércio de confecções em geral, de gêneros alimentícios, tanto atacado quanto varejo, e de material para construção. A soma das perdas foi de cerca de 40% dos casos.

Características dos golpes

De acordo com a Serasa, normalmente as empresas golpistas não agem sozinha, mas, sim, em quadrilhas, que administram várias fraudes simultâneas em locais diferentes do País, onde possuem estrutura para distribuir o produto do golpe.

Os principais alvos são empresas que vendem produtos de fácil aceitação e que podem ser comercializados em qualquer parte do País, como material de construção, peças automotivas, alimentos não perecíveis, material de higiene e limpeza, aparelhos eletroeletrônico e confecções.

Como evitar os golpistas

Os golpistas, alerta a Serasa, compram de fornecedores de diferentes ramos de atividade; por isso, o fornecedor deve comparar se o ramo de atividade da empresa compradora é compatível com os produtos que pretende adquirir (empresas que busquem comprar produtos diferentes daqueles comercializados no seu ramo de atividade devem merecer uma análise mais aprofundada, antes da efetivação do negócio).

Além disso, o empreendedor deve ficar atento quando o volume de compras de um cliente der um salto repentino em relação às experiências anteriores, e também deve ser cauteloso quando receber pedidos de compra por telefone de empresas desconhecidas, só liberando a compra após a comprovação do crédito na conta-corrente.
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